RIW: R$ 3,8 bilhões em negócios no Rio de Janeiro em 4 dias de evento

Em entrevista exclusiva, Secretário de Transformação Digital do Rio de Janeiro, Mauro Farias, destaca importância da Rio Innovation Week para o estado

Durante os dias 13 e 16 de agosto, o Pier Mauá recebeu mais de 185 mil pessoas de vários lugares do país. A edição 2024  da  Rio Innovation Week reuniu 2 mil startups, 410 expositores e 3,3 mil palestrantes, relações que resultaram um total de R$ 3,8 bilhões em negócios. O evento traz como principal proposta a interligação da tecnologia, inovação, sustentabilidade e inclusão, em um único ambiente com diferentes formas de interação e conteúdo. 

A quarta edição da iniciativa contou com grandes pensadores, cientistas, acadêmicos, empreendedores, c-levels, representantes de governos e formadores de opinião, que trouxeram aos palcos e corredores do evento novos conhecimentos, pautas relevantes e discussões produtivas.

Entre as autoridades presentes, esteve o Secretário de Transformação Digital do Rio de Janeiro, Mauro Farias. O secretário foi um dos convidados da abertura do evento e também participou do painel “Sociedade Digital: A tecnologia transformando vidas”, ao lado da embaixadora geral para Assuntos Digitais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Estônia, Nele Leosk.

Em entrevista exclusiva para o Portal Newly, Mauro falou sobre a importância de receber o evento na cidade e trouxe outras pautas relevantes em destaque no setor de Transformação Digital carioca.  

“O Rio de Janeiro tem hoje o maior projeto de transformação digital do país e é um polo dos grandes eventos nacionais na área de tecnologia e inovação. Um evento como esse impulsiona negócios, gera novas oportunidades e conecta setores. Estamos presentes desde a primeira edição do Rio Innovation Week, e esse ambiente é fundamental para a troca de experiências e para avançarmos em ações prioritárias na gestão atual como o Governo Digital, que também tem impacto direto na economia estadual. O nosso foco é tornar o Rio 100% digital para a população”.

Evolução digital é pauta prioritária na agenda local

“Esse mês, por exemplo, celebramos mais uma grande conquista. O estado saltou da 16ª posição em 2021 para a 9ª em 2022, depois para o 3° lugar em 2023 e agora ocupa o 2° lugar no ranking nacional que mede a oferta de serviços digitais”, revela. O reconhecimento é promovido pela associação que reúne as entidades estaduais e públicas de tecnologia do país, a ABEP-TIC.

“O Rio Innovation Week já faz parte do calendário do Rio e foi uma honra participar e receber o público no espaço do PRODERJ, localizado na arena Sociedade 5.0, onde tivemos uma programação rica em temas para a gestão pública e para o cidadão fluminense. Durante o evento, realizamos a entrega do Prêmio Maturidade Digital, que avaliou a transformação digital nos órgãos estaduais e municípios, além de abordar diversos assuntos de destaque em palestras sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Governo Digital, Inteligência Artificial e Segurança da Informação”.

Newly: Durante o painel Sociedade Digital você disse que uma das inspirações para o desenvolvimento do RJ Digital, programa de digitalização estadual, foi o modelo usado pelo governo da Estônia. Quais impactos diretos o formato trouxe ao RJ e como você estruturou o uso do modelo no estado, já que ele foi criado em uma cultura totalmente diferente?

“Uma das inspirações para o desenvolvimento do RJ Digital, programa de digitalização estadual, foi o modelo usado pelo governo da Estônia, no norte da Europa, reconhecido como um dos mais digitais do mundo. Hoje, por meio dessa iniciativa, temos um portal integrado de serviços digitais (www.rj.gov.br) que disponibiliza mais de 2.400 serviços ao cidadão fluminense. A plataforma é baseada no modelo estoniano, mas com nosso olhar voltado para o cidadão”, explica.

No portal, a população consegue encontrar de forma simples e fácil tudo o que precisa para resolver suas necessidades. “É possível, por exemplo, checar a situação da carteira de habilitação e do IPVA, acompanhar o desenvolvimento dos filhos nas escolas estaduais e até realizar a abertura de empresas. O portal, inclusive, tem todo o conteúdo traduzido para Libras e já foi premiado em acessibilidade por sua linguagem simples, inclusiva e objetiva. Esse olhar humano e para toda a população foi destaque durante a e-Gov Conference, realizada na Estônia em maio deste ano. O estado foi o primeiro representante da América do Sul a fazer uma palestra no maior evento de governo digital do mundo”.

Newly: Dentro dos diversos pilares da sua secretaria, o que você considera como essencial dentro da pauta de transformação digital de um estado?

“Sou um entusiasta do que chamam atualmente de cidadãocentrismo, que é esse olhar da transformação digital voltada para a população. Pensando nisso, fomos pioneiros no país na implantação do conceito figital, uma tendência que disponibiliza os serviços tanto de forma digital quanto física. Tenho certeza de que esse é o melhor modelo nesse processo de digitalização que vivemos hoje, garantindo o acesso para todos.”

“A mudança para o digital é um processo sem volta e, em breve, teremos novas gerações de cidadãos para quem a digitalização será rotina. Pessoas que irão se desacostumar com a burocracia e, assim, terão mais tempo para o lazer, para a família e para usufruir de uma melhor qualidade de vida. O Rio de Janeiro tem hoje um governador entusiasta da tecnologia e do tema, que criou a primeira secretaria de estado do país com foco na transformação digital. Temos órgãos integrados e comprometidos em transformar o Rio de Janeiro em um estado cada vez mais digital. A transformação digital transforma vidas”, conclui Mauro Farias.

Cobertura Mondoni Press