Flávia Ruiz da Meta destaca no Yalo Open Doors como a inteligência artificial está moldando o futuro das interações comerciais

Flávia Ruiz, Industry Manager da Meta

Na última quarta-feira, 25, a Yalo – plataforma inteligente de vendas – promoveu o Yalo Open Doors, reunindo grandes nomes da indústria para discutir o futuro das interações comerciais por meio da inteligência artificial. Durante o evento, Flávia Ruiz, Industry Manager da Meta, compartilhou suas visões sobre como essas tecnologias estão transformando o cenário global de vendas.

Flávia destacou um dos maiores desafios enfrentados pela indústria: a dificuldade de alcançar o pequeno varejo e a importância de parceiros como a Yalo para ajudar nesse processo. “Uma das maiores dores da indústria hoje é conseguir chegar no pequeno varejo que a força de vendas dela não chega. E a hora que a Yalo entra no jogo para oferecer o WhatsApp como a principal plataforma de comunicação da indústria com os distribuidores e com o pequeno varejo, ela entrega um valor muito grande para a operação que hoje não consegue chegar lá”, afirmou.

Manuel Centeno, co-fundador e general manager Brasil da Yalo

Manuel Centeno, co-fundador e general manager Brasil da Yalo, reforçou a importância dessa abordagem, explicando que o comércio sempre foi baseado em conversas, e que a digitalização trouxe um distanciamento desse aspecto fundamental. “Desde a antiguidade, a conversa e a interação sempre foram essenciais para as vendas. Com a digitalização do comércio por meio de aplicativos e e-commerce, essa conversa foi perdida. A Yalo está revolucionando o mercado ao trazer essa interação de volta por meio de vendedores virtuais. As pessoas gostam muito de conversar. Basta ver o sucesso do ChatGPT para entender que as pessoas preferem uma conversa a procurar algo no Google de forma tradicional”, comentou. 

Flávia também destacou a importância de uma jornada de compra fluida e personalizada. Para ela, o WhatsApp não é apenas uma ferramenta de mensagens, mas uma plataforma completa que permite uma jornada de compra integrada e sem fricções. “O WhatsApp tem funcionalidades que outras ferramentas de mensagem não têm, como mensagens de voz. Voz no Brasil é muito forte, pois ela facilita. A gente como companhia não sabia o potencial das mensagens de audio na hora que a gente lançou essa funcionalidade, até que vimos o volume utilizações. Hoje é gigante no Brasil”, explicou. 

Além disso, Manuel abordou como a Yalo está mudando a forma como as empresas realizam vendas, mencionando um exemplo cotidiano: “Eu quero entrar na minha cozinha, abrir minha geladeira e falar: ‘Preciso de presunto, queijo, laranja…’ e o vendedor virtual fazer o pedido por mim. Esse futuro está aqui. Em 5 anos, o mundo vai ser totalmente diferente por empresas como a Meta e a Yalo que estão à frente da tecnologia”, disse. 

Tanto Flávia quanto Manuel também falaram sobre o papel central da inteligência de dados na personalização da experiência do cliente. “A gestão de dados é fundamental para o sucesso, pois é necessário entender profundamente os sinais captados em todas as conversas com os clientes, para que você possa ajustar e adaptar suas estratégias conforme necessário”, observou Flávia. 

Manuel complementou essa visão ao falar sobre a integração das plataformas e como elas podem transformar a maneira como os consumidores interagem com as marcas. “O vendedor virtual é um dos produtos mais importantes de inteligência artificial. O futuro está aqui, mas as experiências, em grande parte, ainda são ruins. O que estamos fazendo na Yalo e com nossos parceiros, como a Meta, é revolucionar essa experiência”, comentou. 

Essa combinação entre tecnologia e relacionamento está permitindo que empresas de todos os tamanhos, em especial no Brasil, prosperem em um ambiente de vendas cada vez mais conectado e eficiente. A Yalo tem se destacado ao oferecer soluções específicas para as necessidades da indústria, empoderando grandes marcas como Nestlé, Coca-Cola, Unilever, Mondelez e Raízen, ajudando empresas a vender de forma omnicanal e a melhorar suas relações com os clientes ao longo da jornada de compra.