Foto: Jason Dixson Photograph / Divulgação

NRF 2025: Inteligência Artificial, Sustentabilidade e o Futuro do Varejo em Nova York

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NRF Retail’s Big Show. Foto: Jason Dixson Photograph_ Divulgação

O Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, recebe entre os dias 12 e 14 de janeiro a NRF Retail’s Big Show 2025, evento que ficou consagrado como o maior difusor de tendências e inovações do varejo global. Com a expectativa de reunir mais de 39 mil participantes, 5 mil marcas e 175 sessões educacionais, a NRF 2025 promete mergulhar em temas como inteligência artificial, sustentabilidade e modelos de negócio inovadores, destacando como essas tendências moldam a indústria global. Abraçando o tema “Game Changer”, o evento reforça a necessidade de adaptação e reinvenção em um cenário competitivo e em constante evolução.

Tecnologias e soluções revolucionárias

Surfando a onda de novas soluções e tecnologias para o varejo, a Toshiba anunciou, nesta semana, que vai apresentar soluções exclusivas para otimizar a experiência do consumidor e os processos internos do varejo. No estande da empresa, serão exibidas ferramentas de autoatendimento de ponta e hardware POS que prometem redefinir as operações de vendas. Além disso, visitantes poderão interagir com plataformas como o Toshiba Commerce Marketplace, projetada para integrar operações físicas e digitais, com foco na personalização e na eficiência.

Por sua vez, a StrataVision vai apresentar duas inovações: o Store-Within-a-Store Analytics, que oferece análises detalhadas sobre o comportamento do consumidor dentro de espaços dedicados, e os Retail Smart Alerts, que utilizam visão computacional para otimizar a alocação de colaboradores em tempo real, garantindo um fluxo contínuo e experiências mais fluidas nos pontos de venda.

E, claro, a gigante Amazon não ficaria de fora dos principais anúncios de tendências de mercado… Com o apoio da AWS, a marca exibirá como a inteligência artificial e a automação estão sendo utilizadas para personalizar a jornada do consumidor e otimizar as operações no varejo. Em painel exclusivo, Doug Herrington, CEO da Amazon Stores, também apresentará cases de sucesso e os aprendizados obtidos com o uso de IA generativa, destacando a integração entre tecnologias emergentes e a satisfação do consumidor.

Ainda no tópico IA, a Diebold Nixdorf também será um destaque, com recursos de inteligência artificial projetados para toda a loja. Suas soluções incluem plataformas de layout inteligente, que aumentam a eficiência operacional e personalizam a jornada do consumidor, além de integrações com sistemas já existentes, facilitando a implementação de novas tecnologias.

Para fechar o bloco de tecnologia desta coluna, falamos recentemente com a Zebra, que chega ao evento com o propósito de demonstrar o impacto da inteligência artificial no varejo. A empresa promete soluções como sistemas inteligentes para gerenciamento de estoque, otimização de fluxos de trabalho e melhoria da experiência do consumidor. Um dos destaques será o Global Shopper Study, que reúne dados inéditos sobre tendências de consumo e as demandas do setor (em breve você confere aqui, no Newly). Além disso, no estande da Zebra, os visitantes poderão explorar como a tecnologia pode aumentar a eficiência operacional e criar experiências mais conectadas para o cliente.

Foco no consumidor do futuro

As gerações Z e Alpha estarão no centro das discussões, já que são os consumidores que dominarão o mercado nos próximos anos. Marcas como Sephora, Roblox e Claire’s compartilharão estratégias para engajar essas gerações, que priorizam sustentabilidade, digitalização e experiências inovadoras.

Durante os três dias de evento, a programação incluirá painéis sobre o impacto da IA em campanhas de marketing, estratégias de personalização e novos modelos de negócio. Os debates buscarão responder a questões cruciais: como prever as preferências de um público cada vez mais exigente e diversificado? Como integrar inovação e sustentabilidade para atender às demandas do varejo moderno?