Nesta semana a Telefônica Brasil, dona da Vivo, anunciou a compra da IPNet, uma parceira do Google Cloud. A transação, avaliada em até R$ 230 milhões, será conduzida pela Telefônica Cloud e Tecnologia do Brasil (TCloud), subsidiária da Telefônica. Este negócio abrange as operações da IPNet no Brasil e nos EUA, incluindo a revenda de softwares, serviços profissionais e gerenciados, adaptação, migração e suporte em tecnologia digital.
A IPNet, atuante há 20 anos no mercado, possui cerca de 260 colaboradores, dos quais 140 são certificados pelo Google. A empresa atende mais de 1.400 clientes e registrou uma receita líquida de R$ 218 milhões em 2023, com um crescimento anual de 35%. A aquisição visa expandir o portfólio de produtos da TCloud e fortalecer os serviços profissionais e gerenciados, alinhando-se à estratégia da Vivo de se tornar um hub de serviços digitais.
Adriana Frantz, distinguished analyst da TGT ISG e autora de estudos ISG Provider Lens™ no Brasil, analisa a movimentação e ressalta que a IPNet é uma das principais parceiras Google Cloud no Brasil e aparece na liderança de três dos cinco quadrantes do último estudo ISG Provider Lens™ Google Cloud Partner Ecosystem Brasil: serviços de implementação (migração para nuvem), serviços gerenciados e Workspace (conjunto de ferramentas e aplicativos de colaboração do Google).
Implicações no Mercado
Adriana destaca que a Vivo, até então com uma atuação tímida no Google Cloud, optou pela aquisição para expandir rapidamente suas capacidades, portfólio e participação de mercado no Google Cloud. A tendência de adoção de ambientes multinuvem é crescente, principalmente entre grandes empresas, permitindo escalabilidade, flexibilidade e evitando o aprisionamento tecnológico.
“É muito complicado e custoso para um fornecedor, até mesmo para a Vivo, manter parceria com os principais fornecedores de nuvem, pois exige investimento na certificação dos profissionais (são certificações distintas), produção de casos de sucesso e times dedicados para relação com cada parceiro. Então, esse tipo de aquisição me parece ser uma estratégia nova no mercado, para crescer de forma instantânea a base de clientes, receitas e recursos. A Compass UOL fez isso quando comprou em 2022 a Avenue Code, empresa especializada em Google Cloud”, analisa a distinguished analyst da TGT ISG.
Adriana também menciona que o mercado de Google Cloud no Brasil está mais competitivo, atraindo novos players e empresas globais. A aquisição pela Vivo reflete o aquecimento deste mercado, com maiores projetos de Google Cloud em grandes empresas privadas e crescimento no setor público.