Fintech já concluiu testes de conectividade e liquidação e entra para a lista de empresas que adiantou processo de ajustes para garantir aos clientes acesso à solução
Previsto para entrar em vigor em novembro deste ano, o PIX é uma solução de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central. Ele vai garantir aos brasileiros a realização de transferências e pagamentos entre diferentes instituições bancárias em tempo real, em qualquer dia e horário.
Se adiantando aos prazos de adequação ao projeto, a fintech PagueVeloz, que desenvolve soluções de gestão financeira para nichos de negócios, confirmou que já está realizando a adesão ao PIX. A empresa não entra na lista de instituições financeiras que serão obrigadas a se ajustarem ao sistema, mas optou por ser uma das primeiras a garantir a adesão. “Acreditamos que essa evolução do sistema financeiro é um grande passo para a desburocratização da gestão financeira no país e entendemos que estar entre as pioneiras nos ajudará no fortalecimento de mercado e na entrega de serviços ainda mais ágeis e facilitados aos nossos clientes”, destaca o CEO da PagueVeloz, Paulo Gomes.
A primeira fase de adesão ao PIX vai até 1º de junho. Desde o início de maio a PagueVeloz já consta da lista de aderentes ao sistema do Banco Central. Por se tratar com uma fintech com menos de 500 mil contas ativas, a empresa entra no sistema por iniciativa própria, já que apenas instituições com este número de clientes são obrigadas a aderirem ao sistema de pagamento instantâneo.
Proximidade com iniciativas do Banco Central
A presença da PagueVeloz em projetos de inovação do mercado financeiro segue também em outras frentes. A fintech foi uma das quatro empresas brasileiras selecionadas para o Lift Learning, programa da Fenasbac, em parceria com o Banco Central do Brasil, que une bancos, instituições de pagamento e fintechs a instituições de ensino superior para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem o Sistema Financeiro Nacional. Também participa de discussões junto ao Banco Central que abordam a regulação da atuação das fintechs de crédito no país.
Com mais de 60 mil contas ativas e atuação em nichos de negócios como o automotivo e de serviços, a PagueVeloz oferece uma conta digital completa, que permite aos pequenos negócios realizar cobranças parceladas em cartão de crédito, emitir boletos, simular vendas, realizar pagamentos e transferências. Em 2019 transacionou mais de R$ 6 bilhões em sua plataforma e mesmo com a crise atual segue contratando: são mais de 20 vagas em aberto, para atuação em Blumenau (SC) e São Paulo (SP).