Estudantes da Unicamp desenvolvem projeto que pode salvar vidas de pacientes que necessitam de marca-passo

Membros da Empresa Júnior Mecatron, da Unicamp, que desenvolveu o projeto – Fonte: Divulgação

O projeto, premiado em evento de empresas juniores em Brasília, garante colocação rápida de marca-passos em casos de emergência

É comum observar nos Pronto Socorros do país que uma parcela dos pacientes em estado grave necessitam com urgência de marca-passos para sobreviver. No entanto, faltam profissionais capacitados para realizar esse procedimento durante emergências. Pensando nisso, estudantes da Unicamp desenvolveram o Projeto Vida que contribui para salvar vidas ao fornecer um sistema que auxilia no treinamento de médicos socorristas para a inserção de marca-passos.

Leia também:

+ 5 tecnologias que se consolidaram na pandemia

A pedido do Instituto Terzius, a Mecatron, Empresa Júnior (EJ) dos alunos de Engenharia de Controle e Automação da universidade,  criaram um sistema que utiliza diversos sensores e um manequim para simular o procedimento. “Enquanto o médico coloca o cateter na veia do manequim, ele vê em uma tela que simula um monitor cardíaco, se está fazendo da forma correta ou não. Tudo isso com o professor do lado”, diz João Vitor Crotti Figueiredo, 20, gerente comercial da Mecatron.

As Empresas Juniores (EJs), como a Mecatron, são organizações compostas por estudantes de diversas áreas e que não possuem fins lucrativos. Nas EJs, os universitários têm a oportunidade de colocar em prática o que aprendem nas aulas, além de haver um contato mais próximo com as experiências que podem potencializar o aprendizado. Além disso, ainda há a possibilidade dos estudantes contribuírem com a sociedade por meio da vivência empresarial nas universidades. Dentro das EJs, surgem projetos de sucesso como o da Mecatron, que podem salvar vidas!

Leia também:

+ Confira as carreiras de TI em alta para os próximos anos

Com o sucesso da primeira parceria, a Mecatron, novamente com o Instituto Terzius, está desenvolvendo agora um sistema para simular a interação entre o marcapasso e o coração. O bom desempenho do Projeto Vida, assim como de outros mais de 600 projetos, contam com o apoio do Núcleo Campinas (NuCa). No NuCa, as empresas juniores da região metropolitana de Campinas encontram um ambiente favorável para o seu desenvolvimento, dispondo dos serviços de acompanhamento, auxílio legal e atendimento remoto sobre questões burocráticas e afins. Com esse suporte, os universitários arrecadaram 1,9 milhões de reais com empresas juniores em 2020.

Fonte: Jornalismo Júnior

 

Newly, o seu portal de tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *