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Carrefour melhora a experiência das compras digitais para manter-se na liderança dos maiores supermercados do Brasil

Gigante varejista migrou para plataforma de comércio digital da VTEX com o apoio dos parceiros CI&T, ACCT, Maeztra e Cubos Tecnologia, e já registra aumento de 30% na conversão de pedidos

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O Carrefour, líder do varejo alimentar do Brasil, escolheu a VTEX – plataforma de comércio digital que mais cresce no mundo, e que conta com funcionalidades nativas de marketplace e gerenciamento de pedidos (OMS) – para seu projeto de migração e mudança de todo o ecossistema de ecommerce. O trabalho foi realizado com a expertise da CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, e da ACCT, empresa de arquitetura e engenharia de software líder de mercado em implementações de VTEX IO.

Com 721 pontos de vendas distribuídos de norte a sul do País, o Carrefour lançou seu novo website com o objetivo de aumentar o desempenho da gestão de pedidos e melhorar a experiência do cliente. Trata-se de um trabalho de aceleração digital e fortalecimento de todo o seu ecossistema, que vem sem feito há algum tempo, e somente no ano passado, já refletiu em um aumento de 22,2% em suas vendas (excluindo gasolina) e um crescimento de 43,1% no lucro líquido, em relação a 2019.

“O projeto foi um grande empreendimento, mas com a ajuda de nossos parceiros da VTEX conseguimos transformar digitalmente a maior rede de supermercados do Brasil, deixando um legado para ajustes futuros e crescimento contínuo”, ressalta Cesar Gon, CEO da CI&T.

Durante cinco meses de projeto, a VTEX também contou com o apoio da Maeztra  na gestão do projeto, que envolveu 140 pessoas de 18 empresas, além da Cubos Tecnologia, no desenvolvimento de todo o backoffice omnichannel, uma plataforma de gerenciamento que integra ecommerce, gestão de depósito e retirada de pedidos em loja física, em VTEX IO. Neste período, foram migrados e integrados sete milhões de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) e 13 milhões de clientes à plataforma de software como serviço (SaaS) da VTEX.

“Os desafios e oportunidades do projeto de migração do Carrefour Brasil precisavam também atender aos altos níveis de complexidade e movimentação que envolveram diversas equipes. A somatória desses esforços trouxe qualidade e agilidade ao projeto que, junto do know-how dos profissionais envolvidos, garantiram um resultado de sucesso”, pontua Edson Gagliardi, CEO Maeztra.

“Desenvolvemos uma plataforma de gerenciamento da funcionalidade do e-commerce que permite a retirada de pedidos em loja física. O sistema gerencia o depósito e coordena o fluxo dos funcionários para emitir notas fiscais, separar pedidos e deixá-los prontos para entrega ao cliente. Realizamos integrações com a VTEX e com os serviços internos do Carrefour”, destaca Guilherme Bernal, CTO da Cubos Tecnologia.

A abordagem Lean Digital da CI&T, aplicada a um projeto paralelo de grande impacto ao de migração, já inclui o fortalecimento da jornada de transformação digital, revelando a vontade das pessoas de se adaptarem à mudança. Com o contexto atual, isso exigiu que as equipes envolvidas acelerassem ainda mais a adoção de novas formas de trabalho, comunicação e de relacionamento com a gigante varejista no país. O trabalho de reforço da operação digital foi feito com base na arquitetura centrada no cliente, de forma ágil e escalonável, já visando o futuro crescimento do comércio eletrônico.

A plataforma VTEX, escolhida pelo do Grupo Carrefour Brasil, viabilizou uma série de benefícios para os clientes e funcionários do varejista, entre eles destacam-se:

  • Recurso SmartCheckout, que permite que a compra seja efetivada pelo consumidor de forma segura e com apenas um clique;
  • Serviço omnicanal regionalizado, que permite ao consumidor escolher a opção mais conveniente para pagar e receber produtos: em casa, diretamente da loja ou por meio da retirada em um ponto físico de sua escolha;
  • Monitoramento visual de cada pedido para auxiliar na identificação de problemas;
  • Formas novas e melhores de criar promoções.

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Desde que a nova plataforma foi implantada, o Carrefour Brasil teve um crescimento de 30% em suas taxas de conversão de pedidos e um aumento de 168% em seu NPS – Net Promoter Score –, índice que mede a disposição dos clientes de recomendar os produtos/serviços da empresa, além de avaliar a satisfação geral e a sua lealdade à marca.

“Somos um parceiro de tecnologia. Por isso, acreditamos que um varejo, que nasceu para vender produtos, não deve se ocupar com infraestrutura e desenvolvimento. A escolha pela VTEX permitiu que o Carrefour realizasse uma migração de grande complexidade em alta velocidade. Com a nossa plataforma, pudemos combinar e integrar sistemas internos e externos de forma ágil, com a flexibilidade necessária para construir as interfaces de experiências unificadas para o consumidor final”, explica Rafa Forte, Presidente da VTEX no Brasil.

Com a reestruturação da operação digital do Carrefour e a implementação das novas funcionalidades da plataforma VTEX, a jornada de compra e a gestão dos processos operacionais do varejista foram otimizados permitindo uma melhor experiência ao consumidor final.

“Temos a ambiciosa meta de sermos o líder na transição alimentar no Brasil. Para isso, precisávamos de uma solução que nos apoiasse e facilitasse, não só a jornada do cliente, mas também nossa estratégia de fortalecimento omnicanal”, afirma Paulo Farroco, CIO do Carrefour.

FONTE: RPMA Comunicação

 

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