Como o machine learning pode contribuir para a terceirização de processos de negócios

Inteligência artificial transforma o segmento e confere mais agilidade e precisão aos serviços de diversas áreas

A tecnologia vem impactando cada vez mais todos os setores da economia, e um dos segmentos que mais deve se beneficiar da inteligência artificial é o business process outsourcing (BPO, sigla em inglês para terceirização de processos de negócios). Por meio de algoritmos e programação, empresas de diferentes áreas que fornecem serviços terceirizados podem tornar suas atividades mais inteligentes e automatizadas.

O estudo desenvolvido pela SAP Insights, “Making the Most of Machine Learning: 5 Lessons from Fast Learners”, aponta que 58% das empresas destinam mais de metade do orçamento para processos desenvolvidos in loco. Com a adesão ao BPO, muitas das atividades que não dizem respeito ao core business da empresa passam a ser desenvolvidas por empresas terceirizadas, economizando tempo, recursos e orçamento.  O machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma tecnologia que contribui para a eficiência dos processos: com o aprendizado automático, os softwares otimizam as atividades e aumentam a produtividade.

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Segundo Lucas Ribeiro, fundador e CEO do Roit Bank e diretor da Regional Sul e Presidente do Comitê de Tecnologia da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (ABRAPSA), os próximos anos serão de consolidação do mercado de BPO no Brasil: “O setor necessariamente utilizará todas as soluções possíveis de Inteligência artificial para poder atuar com complexidades e mudanças tributárias tão profundas que o Brasil enfrentará nos próximos cinco anos”. Hoje, ele avalia que há muitas iniciativas em curso, mas ainda em fase inicial, começando a amadurecer para apresentar resultados no futuro.

Vantagens

Entre as principais vantagens da adoção da inteligência artificial, pode-se destacar a escalabilidade, velocidade e qualidade do processamento. “Os processos que, quando realizados por pessoas, são lentos e suscetíveis a erros, se tornam mais rápidos, eficientes e precisos ao serem feitos por tecnologias que dispõem do recurso de aprendizado de máquina”, comenta Ribeiro. O diretor acredita ainda que todos os setores podem se beneficiar da inteligência artificial, especialmente aqueles de maior volume e criticidade, como o segmento de BPO fiscal.

O uso de aprendizado de máquina pode ainda contribuir para reforçar a segurança das operações, pois ajuda a identificar padrões e a tomar decisões mais assertivas, e até mesmo para levar mais satisfação ao cliente: por meio de algoritmos, é possível identificar com mais rapidez quando há alguma falha de segurança ou outros problemas que possam afetar a experiência do cliente, o que agiliza as interações entre a empresa que fornece o serviço e a contratante.

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Desafios

No entanto, a adesão ao aprendizado de máquina no BPO ainda enfrenta alguns desafios, a maioria deles técnicos, como aponta Ribeiro: “Ainda dependemos de um grande esforço e investimento para mudar as culturas organizacionais e realmente conseguir extrair todo o potencial da inteligência artificial. Outra questão é que os custos ainda são elevados: o melhor caminho ainda é a busca por soluções de alta tecnologia já disponíveis no mercado. Enquanto não tivermos essa área mais desenvolvida e com mais talentos no Brasil, o avanço caminhará a passos mais lentos”.

Fonte: edb Comunicação

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