Trabalho híbrido no Brasil teve avanço com a ajuda de fornecedores de serviços de tecnologia e IA

Ferramentas de inteligência artificial foram indispensáveis para auxiliar as empresas na adaptação da jornada de trabalho para o modelo de trabalho híbrido, diz o novo relatório ISG Provider Lens™ 2021

Com o avanço das medidas de prevenção contra a Covid-19, muitas companhias passaram a oferecer opções flexíveis de volta ao trabalho e poucas ainda esperam um retorno total ao escritório. O novo relatório ISG Provider Lens™ Future of Work – Services and Solutions 2021 para o Brasil, divulgado nesta semana pela TGT Consult, analisa as mudanças do cenário que viu um aumento significativo a partir de agosto deste ano.

De acordo com o relatório, os fornecedores de serviços de tecnologia têm se dedicado a aumentar suas ofertas de serviços, uma vez que o potencial do modelo híbrido de trabalho teve reconhecimento e relevância reconhecidos durante a pandemia. Segundo Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research, os avanços na área tornam o trabalho híbrido uma experiência perfeita. “À medida que as empresas brasileiras adotam modelos de trabalho híbridos, elas podem experimentar novas ferramentas e ideias para encontrar as melhores práticas para elas”.

O relatório indica que a crise da Covid-19 acelerou uma transição para o trabalho remoto que deveria ocorrer ao longo de vários anos. Como resultado, os fornecedores de serviços no Brasil passaram o último ano repensando a forma de realizar o trabalho, medindo experiências dos funcionários, adaptando plataformas de serviços ao trabalho híbrido e integrando plataformas digitais de local de trabalho com edifícios inteligentes, visando proteger a segurança e a saúde dos funcionários.

No último ano, os fornecedores de serviços que operam no Brasil adotaram uma série de novas tecnologias, especialmente ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), que se tornou a principal área de concorrência entre os fornecedores, uma vez que o uso dessa tecnologia permite o desenvolvimento de novos recursos, como auto recuperação e prevenção de incidentes. Pensando no futuro, o relatório indica que os fornecedores estão agora treinando sua IA em novos padrões para apoiar maneiras futuras de trabalho.

Apesar da maioria das empresas relatar maior produtividade dos colaboradores durante o período de trabalho remoto, o relatório indica que esses mesmos funcionários demonstraram preferir trabalhar do escritório quando o retorno parcial foi permitido durante a primavera de 2021. Entre os motivos para tal, os fornecedores indicaram a familiaridade do escritório, a saída social para os funcionários que vivem sozinhos, os desafios de separar o trabalho e a vida domiciliar e a oportunidade de um melhor trabalho em equipe no escritório.

O relatório 2021 ISG Provider Lens™ Future of Work – Services and Solutions para o Brasil avalia os recursos de 36 fornecedores em cinco quadrantes: Workplace Strategy Transformation Services – Large Accounts, Workplace Strategy Transformation Services – Midmarket, Managed Digital Workplace Services – Large Accounts, Managed Digital Workplace Services – Midmarket and Managed Employee Experience Services.

O relatório nomeia Sonda, Unisys e Wipro como Líderes em três quadrantes cada e Capgemini, Connectis, IBM, SantoDigital e Stefanini como Líderes em dois quadrantes cada. CTC, Dedalus, Ilegra,Logicalis, Venha Pra Nuvem e Vexia são nomeados como Líderes em um quadrante cada.

Além disso, HOM e Logicalis são nomeados como Rising Stars — fornecedores com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG —em um quadrante cada.

Uma versão personalizada do relatório foi disponibilizada pela Unisys.

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