Nova edição do relatório ISG Provider Lens™️ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021 para o Brasil constata rápidos avanços das empresas para alcançar a transformação digital e se adaptar
Diversas organizações brasileiras passaram o último ano correndo contra o tempo para seguir as tendências de transformação digital e se adequar à nova realidade trazida pela pandemia da Covid-19. É o que revela o novo relatório ISG Provider Lens™️ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021 para o Brasil, divulgado esta semana pela TGT Consult.
O estudo aponta um maior foco das empresas no desenvolvimento da experiência do cliente, colaboração virtual e recursos preditivos baseados em IA, demonstrando esforço para competir em meio às mudanças no cenário e desenvolvimentos em transformação digital. Segundo Mauricio Ohtani, analista líder da TGT Consult/ISG e autor do estudo, a pandemia fez com que as empresas percebessem o valor da tecnologia, com muitas sucumbindo por não ter estrutura suficiente para funcionar remotamente.
“A transformação digital é importante não somente para manter a operação das empresas funcionando remotamente, como também para atender um novo público, os consumidores que migraram seu modo de adquirir produtos e serviços da forma física para o modelo online”, explica o analista. “A experiência do consumidor, que já vinha se destacando antes da pandemia, alcançou números estrondosos em quantidade de projetos e novas soluções no mercado. Omnichannel também reagiu positivamente, justamente para atender este novo público consumidor que passou a explorar as oportunidades de compra por todos os canais digitais”.
Leia também:
Internet das Coisas: ABINC elenca as principais tendências da tecnologia para os próximos anos
A pesquisa indica que os temas mais trabalhados pelas empresas brasileiras nesse último ano foram as soluções contactless de atendimento ao cliente, interação entre funcionários e parceiros virtuais e uso de inteligência artificial para auxiliar na previsão de eventuais interrupções na cadeia de suprimentos. Além disso, o relatório revela que algumas companhias começaram a investir na inovação de uma Supply Chain Circular com foco em sustentabilidade, remodelando as etapas do processo desde a definição das matérias-primas à fabricação, distribuição, reciclagem e muito mais.
“Foi incluído um novo quadrante – Sustainability and Decarbonization – muito alinhado aos objetivos ESG (Environment, Social, Governance) estabelecidos pelo World Economic Forum. Neste quadrante apresentamos as empresas que estão melhor posicionadas na oferta e entrega de serviços e ajudam as organizações na redução de emissão de carbono e promovem a economia circular”, explica o autor. “O volume de transações online deve continuar crescente, mas as taxas de conversão não chegarão aos mesmos patamares apresentados no começo da pandemia. As ações e soluções de experiência do consumidor devem continuar crescendo, pois os índices de satisfação do cliente quanto ao atendimento continuam baixos”.
Para o futuro, o estudo indica que as companhias devem se dedicar a encontrar parceiros que apresentam em seu portfólio um conhecimento amplo e detalhado das tecnologias avançadas e experiência em gestão de mudança de uma organização, aumentando as chances de atingir os objetivos de transformação digital que tragam maior valor para o cliente.
“O mercado brasileiro de empresas de tecnologia continua crescendo, apresentando números maiores ano a ano. As entidades privadas estão buscando cada vez mais empresas de serviços que consigam acelerar as transformações digitais, transferindo o conhecimento em diversas tecnologias emergentes e viabilizando os planos de negócio numa velocidade muito acelerada”, finaliza Ohtani.
Leia também:
O relatório ISG Provider Lens™️ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021 para o Brasil avalia as capacidades de 34 provedores em quatro quadrantes: Digital Business Consulting Services, Digital Customer Experience Services, Digital Supply Chain Transformation Services, e Sustainability and Decarbonization Services.
O relatório nomeia Stefanini e Wipro como Líderes em todos os quatro quadrantes. Ele nomeia Accenture e BRQ como Líderes em três quadrantes cada e Deal, Deloitte, IBM e T-Systems como Líderes em dois quadrantes cada. CI&T, Infosys, Logicalis, PwC, Schneider Electric, Siemens Energy e Sustainable Carbon são apontados como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, Accenture, Deloitte, Nação Digital, Sinqia e TOTVS são nomeadas como Rising Stars – empresas com “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.
Versões customizadas do relatório estão disponíveis na BRQ, MadeinWeb e T-Systems.
https://digital.brq.com/estudo-isg-providers-lens-2021
https://www.madeinweb.com.br/isg-provider-lens/
https://www.t-systems.com/br/pt/newsroom/news/digital-business-solutions-service-partners-483610
O relatório ISG Provider Lens™️ Digital Business – Solutions and Service Partners 2021 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página: https://research.isg-one.com/reportaction/Quadrant-DigitalBusiness-Brazil-2021/Marketing
Fonte: Mondoni Press