5 impactos positivos da tecnologia em sala de aula

Utilização de ferramentas tecnológicas auxiliam no avanço e nos desafios da aprendizagem; ter objetivos claros traz maior engajamento educacional dos alunos

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  • Aprendizagem criativa

A partir do uso das tecnologias, a aprendizagem criativa é destacada como um dos pontos principais em sala de aula. Ao utilizar os iPad, os alunos têm a possibilidade de experimentar diferentes formas de aprendizado de maneira customizada e única. Não é necessário se prender apenas a um ambiente físico, a mobilidade é um dos principais fatores que aflora a criatividade interna dos alunos.

Também não é necessário fazer uso apenas da tecnologia como único norte a ser seguido, é justamente a junção de diversos processos, tecnológicos ou não, que tornam a sala de aula um ambiente mais atrativo para os estudantes executarem suas tarefas de modo único.

Ao explorarem a resolução de problemas de diversas maneiras, a partir de múltiplos locais como, livros digitais, vídeos e aplicativos para a criação de resolução de problemas, os alunos desenvolvem ideias autênticas, pensamento crítico que exploram seu potencial criativo e imersivo de aprendizagem.

  • Educadores ligados a tecnologia

Os educadores são parte única no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e é importante que eles saibam entender os avanços tecnológicos e os benefícios que eles podem trazer para a sala de aula. Diferente do ensino tradicional, onde o professor é a figura central e exclusiva da prática pedagógica, as tecnologias, como as da Apple, permitem que a troca seja muito mais constante entre professores e alunos e que os processos de aprendizagem sejam dinâmicos.

Com o auxílio do iPad, professores podem desenvolver diversas formas de ensinar um tema escolhido para apresentar em aula. Por exemplo, ao ensinar sobre a história do Brasil,  o educador pode fazer o uso de vídeos, livros digitais, aplicativos para a criação de exercícios pelos próprios alunos, como podcasts e grupos de debate.

Além disso, o educador pode de maneira mais fácil identificar problemas de aprendizagem a partir de análises dos exercícios realizados em sala de aula, com o auxílio da personalização dos processos disponíveis e focar nas dúvidas da maior parte dos estudantes.

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  • Mais engajamento dos alunos nas aulas

O maior dinamismo e as diversas possibilidades de aprendizagem tornam os alunos mais engajados em sala de aula. Recentemente, a Maple Bear Goiânia, parceira da Sejunta, realizou uma pesquisa com professores, funcionários, alunos e suas famílias. No levantamento, 86% dos participantes afirmaram que o uso do iPad melhorou a qualidade do ensino. 

Os professores têm total controle sobre os iPad dos alunos e sobre as atividades e sites que os alunos estão acessando. Com esta “trilha do conhecimento”, o educador pode entender maneiras de tornar a aula ainda mais colaborativa por parte dos alunos e consequentemente tornar o engajamento ainda melhor.

Todos estes fatores possibilitam que o aluno não perca o foco central em sala de aula para aprender os conteúdos lecionados pelos educadores e participe ativamente das atividades, individualmente ou colaborando com seus colegas de classe.

  • Aulas Interdisciplinares

Alguns anos atrás, a criação de projetos interdisciplinares era elaborada de forma específica e única, até mesmo aulas interdisciplinares eram conceitos pouco explorados nas escolas. A partir das tecnologias e do uso dos iPad este processo se tornou cada vez mais intuitivo e natural para os alunos.

Com a constante troca de informações e maneiras criativas de se chegar a um objetivo, os alunos podem aprender mais de um conteúdo ao mesmo tempo, aliando ao mesmo tempo, sem a necessidade de grades acadêmicas, como Matemática e Geografia ou Português e História, possibilitando assim a inclusão de diversos conceitos em uma só aula.

Os aplicativos de programação e criação possibilitam ainda que os alunos tenham conhecimento técnico avançado sobre conceitos de informática, edição de vídeo e áudio, entre outros.

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  • Tecnologia como complemento e não substituição dos educadores 

Apesar de toda facilidade e transformações proporcionadas pela tecnologia, os educadores são extremamente necessários para o funcionamento da engrenagem de aprendizado em sala de aula.

Por isso, não existe a substituição dos profissionais da educação no modelo pensado e executado pela Sejunta, e sim, a integração e contínuo desenvolvimento destes profissionais para que cada vez mais façam uso da tecnologia em sala de aula para evoluir os processos de aprendizagem.

Fonte: Sejunta

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