Por Larissa Lopes*
Mal deu tempo de comer todos os chocolates da Páscoa, e já estamos pensando no presente para o Dia das Mães. Essa é uma das principais datas para o comércio do país, com expectativas bem positivas para esse ano.
Segundo o Mastercard SpendingPulse, o varejo brasileiro vem numa crescente em 2022, atingindo um crescimento de 5,7% em janeiro em relação ao ano anterior e, de 27,8% em fevereiro.
Diante de tamanhas expectativas de acelerar ainda mais este crescimento, uma boa campanha de marketing poderá, certamente, ser o diferencial para que seu negócio conquiste excelentes resultados no Dia das Mães deste ano.
Tem espaço para todas as marcas no Dia das Mães?
Sim. Mas, antes de começar qualquer campanha, existe o desafio de encontrar a oportunidade de venda certa para a marca. O Dia das Mães não se resume apenas a presentes mais tradicionais, como roupas ou cosméticos. A data também movimenta restaurantes, supermercados, turismo, lojas de artigos para casa e muito mais.
Ao menos, é o que revela uma pesquisa do setor de Inteligência de Mercado da Globo, que comparou os planos dos brasileiros para este evento em 2021 e 2022. A perspectiva de encontrar um presente presencialmente saltou de 20% no ano passado para 32% esse ano. A demanda por um restaurante para comemorar a data passou de 3% para 12%. Os números dão indícios bastante animadores, num cenário mais distante do isolamento social.
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Identificação e representatividade
E, a pandemia não mudou apenas os hábitos de compras, mas também os aspectos comportamentais. O quanto as mães mudaram ao longo dos anos e como elas querem ser vistas agora? Ainda faz sentido romantizar a maternidade ou apostar em padrões de família?
O perfil das mães está cada vez mais diverso, e é um desafio para as marcas encontrar uma boa forma de se conectar com elas – e algumas estratégias usadas este ano já mostram isso. O Boticário, por exemplo, traz um assunto delicado: a culpa materna. A marca quer gerar debates sobre o julgamento sentido pelas mães na sociedade.
Já a Grendene, vem com o tema “Perfeita é a mãe”, aprofundando as conversas sobre as particularidades das jornadas da maternidade. Já a Magalu, escolheu Anitta e sua mãe, Miriam, na campanha “Mãe Patroa”, criada para homenagear as mães brasileiras que, geralmente, são as verdadeiras chefes da casa.
Essas estão entre as principais marcas no país que, obviamente, realizaram estudos e pesquisas para entender o novo comportamento da consumidora mãe. Essas empresas estão puxando uma frente que pode ser seguida por uma legião de outras marcas que pretendem falar com esse público.
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Mas como aproveitar o Dia das Mães para vender mais?
Definida a oportunidade, o público e a mensagem, chega a hora de escolher a melhor forma de falar com os consumidores. Dentre as estratégias mais recomendadas, estão as redes sociais. Não dá para pensar em Dia das Mães, sem redes sociais. As mães estão conectadas, e o seu conteúdo pode despertar o interesse de consumo delas. Por isso, busque compartilhar suas ações nas plataformas digitais de seu público-alvo, para que possam acompanhar de perto os produtos ofertados e como adquiri-los.
Depois de conquistar a atenção das pessoas nas redes, o SMS e e-mail funcionam como ferramentas de conversão para conduzirem o cliente para o ambiente de compra. Não dá para deixar essas estratégias de fora. Apostar em influenciadores que tenham afinidade com o produto anunciado também faz com que suas ofertas se ampliem e atinjam novos públicos.
Outra dica importante é o live commerce. Ainda tímido no comércio brasileiro, essa estratégia combina transmissões ao vivo com vendas pelas plataformas digitais e traz resultados rápidos, já que estimula as compras por impulso. Vale ficar atento e, por que não, inovar com esse formato?
Independente do target ou canal, as campanhas de Dia das Mães são um investimento com retorno garantido. E vale lembrar que esse é, muitas vezes, um momento para criar ou estreitar relacionamento com um novo público: os filhos. Oferecer uma experiência encantadora agora, pode cativá-los e fazê-los voltar durante todo o ano.
*Larissa Lopes é Head de Marketing e especialista em estratégias para o mercado de varejo na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.
Fonte: InformaMídia