Metaverso e ensino híbrido são destaques em evento que celebra o Dia Mundial da Educação

É consenso, entre os especialistas presentes no evento, que a volta às aulas presenciais não pode representar um retorno ao modelo tradicional de ensino

A pandemia provocou uma mudança de paradigma na educação e nos papéis do professor e do aluno, que precisaram desenvolver novas habilidades para se adaptarem ao processo de aprendizagem virtual. Com a volta às aulas presenciais, como será o futuro do ensino? Esse foi o tema do webinar “Afinal, a educação passará a ser híbrida? Barreiras e oportunidades para esse novo modelo”, que aconteceu nesta quinta-feira (28) em Porto Alegre (RS), na sede da +A Educação, em comemoração ao Dia Mundial da Educação, com a participação de especialistas do setor.

Para Celso Kiperman, CEO da +A Educação, maior ecossistema para ensino superior e profissional da América Latina, a Covid-19 acelerou o processo de transformação digital da educação, “Acadêmicos, docentes, alunos perceberam a importância da educação híbrida”. Um fato que comprova isso é que pela primeira vez na história do Brasil, a quantidade de alunos que ingressou em cursos de graduação a distância ultrapassou o total de estudantes matriculados na modalidade presencial, segundo dados do Censo da Educação Superior 2020, divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Gustavo Hoffmann, fellow em Inovação Acadêmica na Universidade de Harvard, afirmou que “a volta às aulas presenciais não pode representar um retorno ao modelo tradicional de ensino, predominantemente analógico, expositivo, instrucional e conteudista”. Segundo o pesquisador, a necessidade de transformação da educação já era evidente antes mesmo do coronavírus desembarcar no mundo e a verdadeira transformação foi cultural. O desafio agora é aperfeiçoar a inovação considerando os avanços já alcançados:

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  • Gestores educacionais entenderam a importância do uso da tecnologia para catalisar o processo de ensino e aprendizagem, acelerar o desenvolvimento de competências nos alunos e revolucionar o modelo educacional
  • Além da tecnologia educacional, os gestores compreenderam a importância de ajustar os currículos e as metodologias de ensino para um novo contexto, acelerando em alguns anos um movimento que já vinha em curso no ensino superior brasileiro. Nunca se falou tanto em ensino híbrido e uso da tecnologia para inverter a sala de aula;
  • Aos poucos, os professores se adaptaram à nova realidade e a grande resistência que existia em relação ao ensino online foi sendo quebrada por uma experiência em construção, embora erros tenham acontecido ao longo do processo. Mas os erros são importantes, fazem parte do aprendizado e contribuíram para chegar onde estamos
  • Alunos dos cursos presenciais descobriram que o uso da tecnologia pode facilitar a logística e estão dispostos a não retomarem as aulas de forma 100% presencial. Por outro lado, não estão dispostos a continuar no ensino remoto, 100% online. Ou seja, nunca houve uma predisposição tão positiva por parte dos alunos para um modelo de ensino que seja híbrido e flexível.

Uma das pioneiras em pesquisa sobre ensino híbrido no Brasil, Lilian Bacich destacou que a inovação tem que ser mais metodológica do que tecnológica. “A tecnologia é meio para contribuir com a evolução do ensino, mas precisa ser utilizada na visão de metodologia ativa para promover engajamento e construção de conhecimento, caso contrário, não fará diferença no processo de aprendizagem”.

Além dos desafios técnicos, de levar conectividade e recursos que sejam acessíveis para todos, a diretora da Tríade Educacional enfatizou a importância do envolvimento do docente para realmente compreender como a tecnologia e os dados extraídos das plataformas educacionais podem colaborar no planejamento de suas aulas e em avaliações baseadas em evidências. “As competências socioemocionais devem ser a base para toda formação. Precisamos desenvolver alunos com mais criatividade, poder de argumentação e resiliência. Temos que criar produtores de conteúdo e não apenas consumidores”.

Para gerar esse senso crítico nos estudantes, o vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, defendeu que os professores têm que ser designers de experiência de aprendizagem, totalmente engajados no objetivo de colocar o aluno no centro, como protagonista do processo. Segundo o acadêmico, o modelo educacional precisa ser construtivista, com interações constantes entre todos os envolvidos. “Não devíamos nos chamar de IES, pois antes de sermos instituições de ensino superior, temos que ser IAS, instituições de aprendizagem superior”.

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Diante disso, tecnologia e metodologia precisam andar juntas e estarem bem integradas para serem eficazes. É o que destacou Fagner Oliveira, CTO da +A Educação, responsável pela Inovatech, área que conta com mais de 120 desenvolvedores especialistas em tecnologias educacionais e que já produziu mais de 250 mil objetos de aprendizagem. De acordo com Oliveira, a principal vantagem do ensino híbrido é superar as limitações de tempo e espaço. “Quando um estudante tem a oportunidade de realizar uma atividade prática várias vezes em um laboratório virtual, por exemplo, podendo simular diferentes parâmetros e configurações, errando, corrigindo e acertando, o nível de profundidade e de retenção do conhecimento aumentam consideravelmente”.

O debate contou com a mediação de Adriane Kiperman, diretora editorial da +A Educação, e foi finalizado com um vídeo de Andy Hargreaves e Dennis Shirley, pesquisadores especialistas em mudança educacional e autores do livro “Cinco caminhos para o engajamento – rumo ao aprendizado e ao sucesso do estudante”, da editora Penso, recém-lançado no Brasil.

Em seguida, o público pode conhecer a nova Edtech Room da + A Educação e vivenciar experiências imersivas com diversas tecnologias educacionais, como laboratórios virtuais, objetos de aprendizagem em 3D, vídeos 360°, realidade aumentada e demais recursos que compõem o metaverso e têm sido utilizados em tradicionais universidades do País.

Acompanhe como foi o evento neste link: www.bit.ly/diadaeducacaomaisa

Fonte: Bowler

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