Dia das Mães: como conciliar a rotina de trabalho em uma empresa de tecnologia com a maternidade?

Conciliando a rotina de ser uma profissional de TI e a maternidade

Atuando há mais de 5 anos na área de Tecnologia, a cientista de dados Erika Silva compreende os desafios da profissão, que exige atualização constante graças às rápidas evoluções no universo tecnológico.

Erika tem uma filha de 2 anos, a Melissa, mora em Recife (PE), atua no time de machine learning e está desenvolvendo sistemas de recomendação para os usuários do TC. A cientista de dados equilibra sua rotina de mãe e entende que é fundamental estudar sobre novas ferramentas e técnicas que vão surgindo, além de existir os dias em que há a necessidade de esticar um pouco mais o horário de trabalho. “Diante dessas questões, o maior desafio pra mim é encontrar o equilíbrio entre todas essas versões de mim: a mãe, a cientista de dados e a pessoa que precisa aprender constantemente”, comenta Erika.

Para conciliar seu trabalho com a rotina de mãe, Erika optou por matricular sua filha em uma escola de período integral, e também recebe o apoio de sua liderança e equipe. “Eles são bastante empáticos e compreendem minha rotina. Às vezes o dia foge um pouco do script e eles são super flexíveis comigo. Inclusive, nunca reclamaram das ocasiões em que, durante nossas reuniões, ao fundo tocam musiquinhas infantis”, explica.

Para chegar a esse equilíbrio no dia a dia, Erika aponta que não existe uma receita de bolo. “O importante é entender sua rotina, a rotina do seu filho, tentar se organizar da melhor forma e ter pessoas ao redor dispostas a ajudar e a compreender esse momento”, finaliza a cientista de dados.

Também de Recife, Adriana Cavalcanti é mãe de Alícia, de 5 anos. Após 14 anos na área administrativa, fez uma transição em sua carreira e, há um mês e meio, é estagiária de Qualidade (Teste e Automação) no TC. Adriana comenta que sempre teve vontade em atuar no segmento de TI, mas achava que a área era restrita ao público masculino. “A maternidade me fez abrir os olhos para eu ir em busca do meu sonho, me qualificar e ser feliz profissionalmente como eu estava feliz na vida pessoal”, relembra.

Porém Adriana aponta que passou por alguns desafios ao realizar sua transição de carreira, já que havia uma certa dificuldade em conciliar estudos com a atenção exigida por Alícia, precisando, às vezes, estudar de madrugada e também aos fins de semana quando sua filha brincava com o pai.

Assim como Erika, Adriana também matriculou sua filha em uma escola de período integral, onde fica até às 18h. Após seu dia de trabalho, busca Alícia na escola para a rotina de banho e alimentação. “Depois a ajudo nas tarefas de casa enviadas pela escola, brincamos e paramos às 21h para ela dormir”, relata.

Adriana explica que ter sua filha na escola em tempo integral foi bom não só para que ela conseguisse ter uma rotina de trabalho tranquila, mas também deu à Alícia a oportunidade de ter atividades extras importantes para seu desenvolvimento, como natação, ballet e judô. 

Além disso, criar uma rotina e ter uma rede de apoio são fundamentais. “O apoio pode vir de algum familiar ou mesmo de alguém próximo que pode ajudar em caso a mãe precisar”, sugere Adriana.

Leia também: Dia das Mães: como criar uma estratégia de marketing campeã?

Leia também: Estudo mostra que distância entre discurso e prática deixa mulheres à margem do mercado de TI

Assumindo a posição de líder e mãe ao mesmo tempo

Head de Marketing na Singia, líder em softwares e inovação para o setor financeiro no Brasil, Renata Marini tem histórico extenso em empresas de tecnologia e entende bem como é atuar em um setor majoritariamente masculino. Formada em Administração de Empresas, ingressou como estagiária na IBM e por lá permaneceu por 14 anos. Renata alçou grandes voos dentro da empresa, chegando à posição de Gerente de Marketing LATAM. Após sua longa passagem por uma empresa de TI, a Head de Marketing decidiu vivenciar outros desafios. Ainda dentro do Marketing, migrou para o segmento de Turismo, mas a pandemia fez com que Renata mudasse seus planos “O setor sofreu muito por conta da Covid-19, e optei por retornar para o TI, segmento no qual tenho expertise e uma grande paixão”, comenta.

Na Sinqia desde 2020, Renata celebra por fazer parte de uma grande empresa nacional e com estratégia acelerada de crescimento. “É fascinante fazer parte de uma companhia que está na contramão do mercado – contratando, crescendo e se consolidando como líder.” A Head ainda reforça que trabalhar em regime home office fez toda a diferença, pois engravidou logo após sua contratação. Hoje, é mãe do Fernando, também conhecido como Fefo, de 9 meses.

Poder conciliar a maternidade com a função de liderança em uma empresa de Tecnologia traz desafios diários da vida de Renata. Segundo ela, as mulheres sempre carregam grandes adversidades ao longo da vida profissional, pois precisam mostrar o tempo todo o quanto são capazes. “As barreiras, quando impostas dentro da naturalização do machismo, contribuem para inibir o lugar de protagonista que a mulher deve ocupar em suas áreas de atuação, com as competências cabíveis. As mulheres ainda carregam a responsabilidade da dupla jornada, ou seja, são profissionais e cuidam da casa e dos filhos. Buscando também equilibrar sua vida pessoal e profissional desde cedo, as líderes compreendem a necessidade de flexibilização para resolver as questões do dia a dia, o que dá a elas vantagem na hora de enxergar respostas alternativas, modificar, contornar ou romper padrões e processos rígidos”, analisa.

Renata pontua que as mulheres são as que mais usufruem dos benefícios da flexibilidade oferecidos pelas empresas, para melhor ajustarem a rotina. Também orienta que é de extrema importância que as profissionais que atuam dentro do corporativo de uma empresa de TI, entendam o core business para conseguir ser um apoio eficaz na companhia, e que aprendam a trabalhar com os clientes internos que são, em grande maioria, homens.

Fonte: VCRP Brasil

Newly, o seu portal de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *