Projeto RPA tem como objetivo liberar tempo dos colaboradores para funções mais estratégicas. Atualmente, empresa economiza quatro mil horas por mês
A Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados, investe em tecnologia e automação para liberar seus colaboradores para funções mais estratégicas e consultivas. No Brasil, o Grupo, detentor das marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Pay, economizou, desde 2018, cerca de 90 mil horas de trabalho repetitivo ao investir em robôs. Atualmente, os profissionais conseguem economizar cerca de quatro mil horas todos os meses.
A introdução de robôs em processos automáticos do dia a dia faz parte do Projeto RPA (Automação Robótica de Processos) e é destinada não apenas a executar tarefas, mas a tirar maior proveito estratégico de dados e informações obtidos com os clientes, parceiros e usuários, bem como no desenvolvimento de soluções em todas as frentes de negócios. Os 134 robôs desenvolvidos desde 2018, quando o projeto teve início, interagem diretamente com os sistemas da Edenred para realizar os processos mapeados. Em 2021, foram registradas cerca de 548 mil execuções automatizadas. Até março deste ano, foram 173 mil.
“A RPA contribui em tarefas repetitivas e com alto volume, já que os trabalhos mais operacionais passam a ser realizados pela automação. Na Edenred, sua utilização mostrou ganhos na agilidade dos processos administrativos, melhorou a governança, contribuiu para a digitalização das soluções e tornou possível a absorção do aumento de demanda ou a operação de novos produtos sem elevar custos”, pontua Ana Paula Mesquita, Diretora de TI da Edenred Brasil. “A tecnologia permite que cada um atue em ocorrências previamente programadas, seguindo regras estabelecidas, e garante aumento da agilidade e eficiência dentro das operações de atendimento ao cliente das marcas”, completa.
Um exemplo de otimização de processos aconteceu na área de contas a receber, quando um robô atendeu a uma demanda que exigia a manipulação de 60 mil registros em 117 horas de atividades robotizadas. “Para realizar a tarefa manualmente, o processo demandaria 208 horas humanas. Com a substituição, os colaboradores que antes se dedicavam a essas atividades podem se focar em trabalhos mais estratégicos e que contribuirão para o seu desenvolvimento profissional”, detalha a Diretora de TI. Já o robô destinado ao time jurídico realiza a consulta de 500 CNPJs diariamente, reduzindo aproximadamente em 16 horas/dia em atendimento manual realizados por humanos dedicado aos ofícios judiciais para uma das marcas da Edenred. “Ainda em 2022 lançaremos um robô que atenderá todo o Grupo com respostas da área, consultando estabelecimentos e reembolsos, e realizando bloqueios e desbloqueios”, revela a executiva. Em 2021, a Edenred também investiu em um novo dashboard para análise e acompanhamento total das áreas que possuem robôs.
“Todos esses números e lançamentos vão ao encontro do nosso propósito de promover a inovação em nossos negócios. Com mais agilidade na execução dos processos, geramos o credenciamento mais rapidamente para os estabelecimentos e aumentamos o leque de empresas que oferecem nossas soluções aos seus profissionais. Com isso, buscamos também impactar a experiência dos usuários dos serviços transacionados pelo Grupo”, destaca a diretora.
O Projeto RPA faz parte do plano estratégico da Edenred, o Next Frontier, que tem inovação como foco e fator de diferenciação no mercado, a fim de gerar crescimento de forma rentável e sustentável; e expandir e fortalecer a presença da Edenred em seus segmentos de atuação.
Fonte: RPMA Comunicação