Na programação, estão incluídas palestras e feira com estandes para participantes conhecerem de perto soluções tecnológicas para gestão pública
São Paulo, 29 de junho de 2022 – O Polo de Inovação do Interior Paulista, com apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, grupo educacional UniEduk e American Tower, empresa global de infraestrutura de telecomunicações, vai realizar no próximo dia 30 de junho, das 9h às 13h, o 1° Smart Cities Day – Cidades Inteligentes, em Jaguariúna (SP).
O evento, com inscrições gratuitas, é voltado para gestores públicos dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas – Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo – e dos nove municípios do Circuito das Águas – Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.
O encontro reunirá especialistas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês, definida como uma rede global de objetos habilitados para Internet que transferem dados e se comunicam entre si) para Cidades Inteligentes. Contará também com uma feira onde estarão expostos soluções, dispositivos e serviços dos dois segmentos.
Leia também: ABINC reforça a importância da digitalização e implementação de tecnologias nas cidades brasileiras
As aplicações tecnológicas são cada vez mais fundamentais para o desenvolvimento das cidades e para fortalecer a qualidade dos serviços públicos, promovendo atração de investimentos e desenvolvimento econômico e social, além de gerar inclusão social e preservação do meio ambiente.
O conceito de Cidades Inteligentes é vinculado à aplicação de tecnologia para melhorar a eficiência operacional dos municípios, compartilhar informações com o público, fortalecer a qualidade de serviço governamental e gerar bem-estar ao cidadão. Há inúmeras possibilidades dessas aplicações tecnológicas, por exemplo em iluminação pública, tráfego e gestão de resíduos.
“O evento será uma oportunidade única para gestores dos municípios da região Metropolitana de Campinas, um dos maiores centros econômicos paulistas, e do Circuito das Águas, que é referência na indústria turística do Estado, conhecerem novas alternativas e aplicações da Internet das Coisas e da nova geração de redes móveis 5G, que trazem mais eficiência e redução de custos para diversas áreas da gestão pública”, comenta Daniel Pellegrini, presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista. “Dentro do objetivo do Polo de fomentar a inovação na economia local dos municípios, é fundamental apoiar os municípios na jornada rumo ao conceito de Cidades Inteligentes”, complementa.
Entre outros palestrantes do 1º. Smart Cities Day, estarão também Caio Cristófalo, coordenador do Programa Conecta SP; Felipe Herzog, diretor de Public Affairs da American Tower; e Moisés Silva, executivo sênior IoT/LoRaWAN da American Tower, empresa que oferece várias soluções de infraestrutura de telecomunicações para os municípios.
Leia também: Internet das Coisas na prática: como utilizar e criar cidades inteligentes
“As soluções de infraestrutura da American Tower fortalecem a conectividade das cidades, e isso permite a implantação de serviços públicos de melhor qualidade, além de favorecer o acesso móvel em diversos setores, como educação, saúde, transporte e saneamento”, comenta Felipe Herzog.
Durante o evento, a Connexa, solution provider que utiliza a LoRaWAN, rede neutra de Internet das Coisas (IoT) da American Tower, apresentará soluções de sua linha de Dispositivos e Sensores IoT, com destaque para equipamentos que atuam no controle e na gestão de água, gás energia e iluminação pública.
Entre as soluções que serão apresentadas, estarão:
- NIC DLMS – Smart Metering – entre outras funções, o dispositivo pode ser aplicado na leitura automática de medidores de energia elétrica.
- SmartFuse – sensor inteligente para redes de distribuição de energia elétrica.
- SGIP – aplicado no gerenciamento inteligente de iluminação pública.
- IOSE – equipamento para alcançar eficiência energética, que pode ser utilizado em equipamentos de ar-condicionado e de iluminação.
- Cyber IoT – sensor para mensuração feita à distância do consumo de água e gás.
- EVA IoT – equipamento que garante a abertura e o fechamento remoto de fluxo de água e gás, com manômetros e alarmes contra fraudes.
Serviço
1° Smart Cities Day – Cidades Inteligentes
Data e horário: 30 de junho de 2022, das 9h às 13h
Local: Auditório da Unifaj Campus I – R. Amazonas, 504 – Jardim Dom
Bosco, em Jaguariúna (SP)
Inscrições gratuitas (https://forms.gle/HBdeKWBurjBVxuom9)
Fonte: RPMA Comunicação