A chegada do 5G no Brasil, no segundo semestre do ano, já movimenta o mercado de trabalho. Segundo levantamento realizado pelo portal de recrutamento e seleção Empregos.com.br, há quase 7 mil vagas abertas no país para o setor de tecnologia. Lideram o ranking São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
De acordo com a plataforma, houve um crescimento de 28,7% em relação a julho deste ano, quando a nova internet chegou no Brasil. De janeiro a agosto já foram criadas 42 mil novas vagas de TI (Tecnologia da Informação). Serviços de programador, desenvolvedor e analista de sistemas estão entre as atividades com maior volume de contratações.
As oportunidades são para todos os níveis de especialidade. A faixa salarial varia de R$ 1.800 para níveis de estágio e júnior e de até R$ 14 mil para posições de gerência.
Leia também:
+ Mercado brasileiro de TI prevê crescimento de 10% ainda em 2022 e compete mão de obra com empresas estrangeiras
Confira abaixo as profissões em TI mais buscadas por empregadores:
- Programador (357)
- Desenvolvedor (339)
- Analista de suporte técnico (219)
- Analista de sistemas (171)
- Desenvolvedor Backend (127)
- Desenvolvedor Java (100)
- Analista de infraestrutura (58)
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), as tecnologias que envolvem nuvem, web mobile, big data e analytics, serão as que mais demandarão novos profissionais nos próximos anos. A expectativa é que, somado às diversas áreas de tecnologia, mais de 670 mil postos de trabalho sejam criados até 2025.
Sobre a Empregos.com.br
O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil. No ar desde 1998, une recrutadores e candidatos em busca de oportunidades em todo o país. Mais de 180 mil empresas utilizam os serviços de seleção do portal e anunciam milhares de vagas diariamente. Além disso, o site conta com um banco de currículos com mais de 18 milhões de pessoas cadastradas e ativas em todos os níveis profissionais.