A tomada de decisão baseada em dados, e não na experiência ou determinística, é a mudança necessária para acelerar o próximo nível da cultura digital. A reflexão é de Aline Pezente, co-fundadora e Chief of AI & Product Strategy da Traive, durante o painel Inteligência ativa na tomada de decisão, na ABES Conference 2022. Também integraram o painel Marc Etienne Ouimette, da AWS, Caio Guimarães, do BCG GAMMA, e Cesar Ripari, membro do Comitê de BI e Analytics.
Organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o evento trouxe reflexões relevantes sobre o uso de inteligência artificial, big data e machine learning para os negócios. O que, na avaliação de Aline, não deve ser restrito às grandes corporações. Um exemplo é o uso da IA em pequenos varejos agrícolas. “Essas empresas estão levando a sério a digitalização de seus ativos de dados. Além disso, as organizações também precisam mudar culturalmente para que as decisões sejam pautadas em dados”, afirmou.
Em sua fala, Aline abordou também o desafio de inserir a IA em sistemas complexos, como o agronegócio. “Apesar de ser uma das principais locomotivas econômicas do Brasil, o agro ainda é pouco informatizado. Precisamos melhorar o sistema de crédito agrícola, oferecendo mais ferramentas para entender o cenário de maneira mais ampla. Em outras palavras, quando avaliamos uma safra (que nunca é idêntica ao ano anterior), por exemplo, não podemos usar parâmetros de avaliação fixos e por isso criamos algoritmos adequados para o setor”, comenta. Segundo ela, “passamos muito tempo olhando a qualidade dos dados, fazendo a curadoria dessa semântica e buscamos com isso entregar uma ferramenta inteligente, que atue de maneira efetiva no que se refere às linhas de crédito agrícola, gerando confiabilidiade”.
Os participantes também destacaram a importância da IA para acelerar inovação, como ocorreu na pandemia de Covid-19, e o uso de tecnologia para a tomada de decisões de negócios. “O desafio é como estruturar decisões para se ter um sistema mais responsivo, mais veloz, sem apenas se usar da previsibilidade”, observou Guimarães. “A depender do objetivo, temos que fazer como se fosse comprar um móvel para sua casa, buscando o que há de melhor nas lojas, em vez de tentar fazer a coisa por si mesmo”, completou Ouimette
Sobre a Traive
A Traive™ é uma plataforma que digitaliza toda a jornada do crédito agrícola desde a demanda do produtor até o mercado financeiro, tendo a cadeia de venda de insumos agrícolas como principais clientes. Sua tecnologia permite que empresas de defensivos, revendas, cooperativas e tradings façam a análise, registro, gestão e comercialização de seus créditos em uma única plataforma. Além disso, a solução gera uma avaliação de risco imediata com seus modelos de inteligência artificial proprietários que, por meio de mecanismos de monitoramento em tempo real do risco da carteira de crédito, contribui para que gestores de crédito, bancos e fintechs tomem decisões mais precisas e ágeis, reduzindo custos e mitigando riscos financeiros – traivefinance.com.
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
NR7 Full Cycle Agency