TGT/ISG: Velocidade da transformação digital não é um diferencial, mas uma exigência para os negócios

Relatório ISG Provider Lens™ Digital Business Enablement and ESG Services destaca a necessidade de que a digitalização se torne uma cultura dentro das companhias

As soluções de digital business se expandem no Brasil e encontram na velocidade e criação de cultura voltada para a transformação digital o caminho mais rápido para a evolução. Segundo o estudo ISG Provider Lens™ Digital Business Enablement and ESG Services, produzido e distribuído pela TGT Consult, as empresas brasileiras que conseguem acelerar e incorporar projetos-piloto em outras áreas dentro da empresa atingem benefícios de redução de custo, maior resiliência e ganhos em receita, reforçando a necessidade da criação de uma cultura organizacional pautada na transformação digital, demonstrando mudanças culturais e maior engajamento. 

Desta forma, as companhias conseguem identificar a possibilidade de desenvolver capacidades, detectando novas abordagens para conquistar os clientes. Segundo o estudo, casos de maior sucesso em soluções digitais geralmente começam com a escolha dos temas que apresentam maior potencial na sua extensão. Entre os exemplos citados no documento estão: Insights baseados em dados provenientes de diversas áreas dentro da organização, uso de ferramentas avançadas para acelerar a ida para o mercado, rastreamento dos resultados esperados e a promoção de ciclos de aprendizado entre as áreas envolvidas aumentam as chances de sucesso com resultados melhores para os negócios. 

Além disso, o estudo indica um crescimento de empresas de serviços com propostas para identificar, planejar e implementar soluções nos campos da sustentabilidade e carbono zero, avançando a agenda ESG. Diversos fornecedores de serviços neste segmento usam processos de inovação contínua e tecnologias emergentes para gerar impacto na redução das emissões de carbono e fomentar a economia circular. Ademais, as empresas de desempenho melhor e mais acelerado são aquelas que rastreiam suas decisões em supply chain, integrando a previsão de fluxo de caixa utilizando inteligência artificial, machine learning e analytics para obter uma visão rápida, preditiva e precisa dos cenários futuros.

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Em comparação com os avanços internacionais, o mercado brasileiro de digital business ainda caminha a passos lentos, como declara Mauricio Ohtani, analista líder da TGT Consult/ISG e autor do estudo. “Encontramos muito mais empresas globais de serviços em tecnologia investindo, promovendo e trazendo de suas matrizes internacionais ofertas e recursos para atender a demanda local do que empresas brasileiras, reduzidas a um grupo muito pequeno de empreendedores, que aceitaram o desafio de entender os benefícios e estão abrindo mercados no uso da visão computacional e realidade digital”. 

Conforme o relatório, a experiência do consumidor se torna um diferencial para os avanços das empresas e um dos desafios, com as empresas tendo que se atentar ao ritmo das mudanças e entregar o nível de atendimento que os clientes aguardam. Ohtani explica que a imposição por parte dos consumidores num atendimento cada vez mais personalizado, tem obrigado as organizações a entenderem o perfil de seus clientes, classificar e organizar grupos de interesse, direcionando ações a grupos específicos em todos os canais digitais e redes sociais. “O destaque principal são os dados que alimentam as bases de informação, que ajudam a definir melhor as características, interesses, preferências e necessidades para criar e desenvolver produtos e serviços”.

Uma das principais tendências é o uso de digital reality, apontado como uma oportunidade de investimento para as empresas que desejam evoluir digitalmente. O estudo demonstra que, no Brasil, a tecnologia não é novidade, sendo utilizada há mais de 30 anos, principalmente na fabricação de automóveis. Hoje, devido à evolução da tecnologia e redução nos custos de utilização, empresas focadas em criar ambientes e soluções foram sendo criadas e atendendo a um mercado crescente em vários segmentos de negócios.

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“A tecnologia vem rompendo barreiras, criando hábitos e experiências inesquecíveis para os usuários. Grandes inovações nascem com boas ideias e podem ter experimentações diferentes, de acordo com a tecnologia utilizada. Diversos segmentos podem criar novos modelos de negócio utilizando digital reality, além de entrar em novos mercados, testar produtos diferentes e experimentar possíveis reações, favoráveis ou não, de seus novos serviços”, explica o autor. Muito aplicado no cotidiano da Indústria 4.0, tecnologias como VR, AR e XR estão ampliando sua atuação, sendo fundamentais inclusive no metaverso.

Os fornecedores que se destacam na transformação digital atuam desde a definição da estratégia, até o monitoramento no uso da solução digital, numa cultura data-driven. Desta forma, as companhias conseguem mapear toda a cadeia de valor das empresas, identificar as áreas de oportunidade e configuram seus recursos para trabalhar nas etapas de cocriação, desenho da solução e arquitetura, experimentação e implementação da ideia materializada.

Para se manter em crescimento, o autor destaca que as companhias nacionais precisam se manter atualizadas em relação aos avanços no mercado global. “A evolução da tecnologia é constante e, da mesma forma, o seu uso. Contudo, alguns segmentos aceleram mais do que outros na adoção da tecnologia. Nossa recomendação é estar sempre atualizado no comportamento dos mercados internacionais com relação à adoção de novas tecnologias. Ainda que o Brasil apresente cenários distintos, reações de grande interesse lá fora podem se repetir no mercado local, principalmente em áreas ou com tecnologias que ainda não foram identificadas ou percebidas pelo mercado brasileiro”.

O relatório ISG Provider Lens™ Digital Business Enablement e ESG Services 2022 para o Brasil avalia as capacidades de 41 fornecedores de soluções de negócios digitais em cinco quadrantes: Business Consulting Services, Customer Experience Services, Supply Chain Transformation Services, Sustainability and ESG Services e Digital Reality Services.

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O relatório nomeia a Accenture como Líder em todos os cinco quadrantes e a Stefanini como Líder em quatro. BRQ e Wipro são nomeados Líderes em três quadrantes, e Deal, Deloitte Digital, Globant, ilegra e T-Systems são nomeados Líderes em dois. Enquanto isso, Beenoculus, CI&T, Compass UOL, FCamara, Infosys, Logicalis, MadeinWeb, PwC, Schneider Electric, Siemens Energy, V8.Tech, VRGlass e YDreams Global são todos nomeados Líderes em um quadrante.

Além disso, a MadeinWeb foi nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. A Globant e a TOTVS Consulting foram nomeadas Rising Stars em um quadrante.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na BRQ, MadeinWeb e V8.Tech.

Fonte: Mondoni Press

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