Indústria e Varejo conectados: como a IA está transformando a experiência de compra e venda

Segundo especialistas, a inteligência artificial conversacional vem aproximando a indústria dos varejistas e aprimorando experiências de compra e venda 

Segundo previsões da IDC (International Data Corporation) Custom Solutions, até 2027 estima-se que as principais empresas da América Latina destinem mais de 25% dos gastos essenciais em TI para iniciativas de IA, resultando em aumentos significativos na inovação de produtos e processos. Além disso, 40% das empresas líderes na América Latina utilizarão experiências omnipresentes, análises avançadas e IA generativa para permitir que os clientes personalizem suas próprias experiências. 

É o que revela Manuel Centeno, co-fundador e general manager Brasil da Yalo, plataforma inteligente de vendas. Ele explica que a experiência do cliente está se tornando cada vez mais importante, até mais do que o preço dos produtos. “As pessoas valorizam mais a experiência e a ausência de fricção nas compras. É por isso que focamos tanto em melhorar a jornada do cliente, porque com uma boa experiência, as vendas, a satisfação e o valor da marca aumentam. Desde que o comércio começou, sempre foi sobre conversa. Mas a digitalização, os aplicativos e o e-commerce acabaram eliminando esse aspecto”.  

O Brasil, como um dos principais utilizadores de redes sociais no mundo – 131,5 milhões de usuários em 2023, segundo pesquisa da Comscore -, faz do WhatsApp uma ferramenta essencial para as empresas. O uso de inteligência artificial, através do app, permite uma jornada do cliente mais fluida, automatizando tarefas, como atendimento inicial e comunicação de promoções. Isso libera os times de vendas para focar em interações mais complexas e personalizadas. 

O uso de IA vai além da interação, permitindo que a experiência seja segmentada e personalizada a partir de uma análise de perfil que irá possibilitar a implementação de estratégias de venda. Entre elas, podemos citar automatização de processos, eficiência operacional, melhoria na experiência do cliente, maior agilidade nos atendimentos, identificação de personas, análise de dados, escalabilidade, redução de erros, consistência no relacionamento e acesso a insights em tempo real por meio de feedbacks.   

Manuel Centeno, co-fundador e general manager Brasil da Yalo

“Antes, os pequenos varejistas tinham que entrar em um e-commerce, ligar para alguém ou esperar uma visita. Agora, podem simplesmente enviar uma mensagem no WhatsApp para um vendedor virtual. Isso eliminou barreiras no processo de vendas e está ajudando a democratizar a tecnologia, o que é extremamente importante”, explica Manuel. 

Olhando para esta evolução dentro da indústria, um dos principais focos da Meta, hoje, é justamente integrar suas plataformas (Instagram, WhatsApp, Facebook) de forma a oferecer uma experiência completa ao consumidor, desde a construção da marca até a finalização da compra, como explica Flávia Ruiz, Industry Manager da Meta. “O nosso objetivo é proporcionar uma jornada completa, em que o consumidor possa não apenas se conectar com as marcas, mas também realizar suas compras sem interrupções”, afirmou. 

A Yalo, plataforma inteligente de vendas, oferece autonomia para que os proprietários de empresas – desde pequenos negócios até grandes corporações como Nestlé, Coca-Cola, Unilever, Mondelez, Raízen, entre outras – descubram como vender mais de forma omnicanal e possam melhorar as relações com os varejistas e clientes durante a jornada de compra. Além do sistema integrado, que visa transformar as experiências de vendas B2B de forma personalizada, a empresa vem revolucionando a indústria global com um modelo de conversas personalizadas que traz vendedores virtuais capazes de alavancar o varejo brasileiro. 

Cauê Vahamonde Rangel, gerente de e-commerce do Compra Agora

A plataforma inteligente de vendas da Yalo permite que as indústrias alcancem e mantenham o relacionamento com pequenos varejistas, de forma automatizada, utilizando aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo. De acordo com dados divulgados pela própria Yalo, as organizações que adotaram a plataforma inteligente tiveram aumento de 12% nas vendas, sendo esse um sistema utilizado por mais de 3,5 milhões de pequenos negócios em toda a América Latina. Um exemplo é o marketplace Compra Agora, que, em parceria com a Yalo, implementou vendedores virtuais para melhorar o processo de vendas. No primeiro semestre de 2024, o Compra Agora registrou aumento de 46% no número de lojas usando o WhatsApp e de 195% em pedidos quando comparamos com o ano completo de 2023, por meio da parceria. 

Cauê Vahamonde Rangel, gerente de e-commerce do Compra Agora, destaca que a empresa tem como objetivo principal ajudar o pequeno varejista a prosperar, pensando nos desafios enfrentados por esse público, como a falta de tempo e a necessidade de lidar com múltiplas tarefas ao longo do dia. O uso do WhatsApp como ferramenta de negócios surge como uma solução para facilitar o dia a dia do varejista e otimizar seus processos, simplificando todas as etapas, desde a seleção e compra de produtos até a verificação de listas sugeridas e promoções, tudo diretamente no aplicativo de mensagens que o cliente já tem instalado em seu celular, sem a necessidade de logins ou navegação extra. 

“Nossa equipe está estrategicamente alinhada com os interesses do varejo de vizinhança, proporcionando notificações relevantes sobre promoções e ofertas de crédito no momento ideal. Ao eliminar a necessidade de logins adicionais, o WhatsApp se torna uma ferramenta essencial para facilitar a comunicação direta entre os lojistas tanto com os vendedores como com o ecossistema do Compra Agora, otimizando o processo entre oferta e pedido”, explica.  

Ele destaca que após a integração com o WhatsApp, mais de 40% das lojas vêm utilizando o aplicativo para realizar suas compras de forma independente, em comparação a apenas 7% que ainda utilizam a plataforma tradicional. Além disso, 4% das lojas estão em fase de transição para um modelo híbrido de pedidos, que combina a atuação do vendedor com compras autônomas.  

Flávia Ruiz, Industry Manager da Meta

A Yalo possui profundo conhecimento e soluções específicas para as necessidades da indústria, essas soluções ajudam os negócios a ampliar a visibilidade de marca por meio de promoções, venda de produtos e interação com clientes. Com isso, a plataforma viabiliza a integração com diversas ferramentas de mensagem a fim de facilitar a interação entre lojas e clientes. 

Para Flávia, a parceria entre o Compra Agora e a Yalo é muito relevante, pois uma das maiores dificuldades da indústria, hoje, é conectar os times de vendas com o pequeno varejista. “O Compra Agora endereça essa necessidade com uma proposta de valor muito clara. Quando a Yalo entra no jogo oferecendo o WhatsApp como a principal plataforma de comunicação da indústria, via Compra Agora, com os distribuidores e o pequeno varejo, ela entrega um valor significativo para operações que, até então, não conseguiam alcançar esse público”, destaca.