Investimento vai viabilizar plataforma de motor de crédito aprimorada, unindo tecnologias de onboarding digital com soluções no-code, entregando um serviço mais personalizado ao cliente ou usuário final
A Esphero anunciou um M&A, de aporte primário, da startup AsapFlow, uma plataforma de automação de regras de decisão para políticas de crédito, estratégias em cobranças, bancarização, prevenção a fraudes e captura de dados no mercado. Com o M&A, a Esphero, que atua em jornadas digitais para onboarding e concessão de crédito, espera entregar mais autonomia para os clientes, que poderão criar jornadas digitais mais flexíveis e personalizadas aos próprios negócios e oferecer uma experiência mais individualizada aos consumidores, de acordo com as necessidades deles.
A partir do aporte, a companhia, que já trabalha com o modelo de Credit as a Service (CaaS), pretende oferecer uma jornada mais completa, baseada em tecnologias no-code, quando não existe a necessidade de código ou de um time de TI específico para que ocorra a personalização do software. De acordo com o Gartner, 65% dos softwares no mundo já estão sendo desenvolvidos a partir de iniciativas low-code – com pouco uso de códigos -, sendo o no-code mais avançado ainda.
“A própria AsapFlow já nasceu com a tecnologia no-code, ou seja, com zero necessidade de desenvolvimento de sistema para a criação de qualquer regra de negócio, produto ou projeto. Então, nossa tecnologia pode ser utilizada para montar ou alterar qualquer regra de negócio sem a dependência de TI. E hoje, quando olhamos dentro das empresas, a fila mais extensa de demandas é a de backlog de TI, o que acaba impactando o time to market do projeto. Com uma solução no-code, isso não acontece”, explica Fernando Peringer, um dos fundadores da AsapFlow. Para ele, o investimento na startup por parte da Esphero representou uma sinergia de negócios, já que, juntas, as duas empresas conseguem deixar a jornada digital de onboarding mais tecnológica, entregando um serviço mais personalizado ao cliente ou usuário final.
Leia também: Entenda a diferença entre fundo proprietário e fundo privado no investimento em startups
“Com o uso de tecnologias no-code, permitimos que nossos clientes tenham mais liberdade e independência para fazer alterações em suas próprias políticas, de maneira rápida e ampla, assim como na jornada de concessão de crédito. Essa tecnologia faz com que o cliente não tenha que gerar chamados ou solicitações de suporte para fazer qualquer tipo de alteração que ele necessite, pois ela é independente”, explica Aureo Jarzinski, CEO da Esphero. Ele conta que a Esphero possui uma solução única para captação de crédito. Em um próximo passo, a ideia é inserir a GenIA no processo para que ela auxilie os clientes na tomada de decisão para a criação da jornada de captação de dados.
Hoje, a atuação da Esphero se dá principalmente nos setores varejista e financeiro. Mas, a expectativa é que, a partir de 2025, além de crescer nestes mercados, a empresa busque diversificar a carteira de clientes e atinja também seguradoras e companhias de recursos humanos, por exemplo. “Queremos expandir o nosso mercado para outros setores, porque estamos desenvolvendo uma nova arquitetura, totalmente baseada em estrutura no-code, para que possamos atender o mercado de maneira mais ampla e fácil para que a gente possa entregar não somente jornadas de captação de crédito, mas processos de onboarding completos, para que uma seguradora possa fazer o onboarding do segurado ou uma empresa de RH consiga fazer o onboarding dos possíveis candidatos que ela tem. Entendemos que a gente consiga crescer em 50% o número de clientes até o final de 2025”, comenta Jarzinski.
Fonte: Mondoni Press.