Setor financeiro reúne maior volume de profissionais desenvolvedores da automação de processos via RPA

A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, da Federação Brasileira de Bancos, realizada com 21 instituições financeiras, e divulgada em junho deste ano, mostra que os bancos no Brasil investiram R$ 25,7 bilhões em tecnologia no ano passado, 8% a mais em relação a 2019, e que os investimentos em softwares aumentaram 15% em 2020, para R$ 14,4 bilhões. A automação de processos respondeu por 80% deste montante.

“Não surpreende o volume dos investimentos nos setores financeiro e bancário nacionais, direcionados para a automação de processos via o desenvolvimento de robôs digitais. Esta é uma tendência mundial”, diz Edgar Garcia, Diretor Comercial da UiPath para a América Latina. A UiPath é empresa líder no segmento da automação de processos via o RPA (Robotic Process Automation). De acordo com o relatório da empresa, intitulado “Desenvolvedores de RPA UiPath 2021”, que consultou mais de mil experts do segmento em diferentes mercados, o setor financeiro é o que, globalmente, tem abarcado o maior percentual de desenvolvedores de RPA (50%), seguido da área de Tecnologia (35%) e Seguros (26%). “Vemos o setor financeiro liderando as oportunidades para esses profissionais, que vêm criando oportunidades de automação para instituições financeiras e bancárias, o que também tem muito a ver, claro, com o modelo de trabalho remoto impulsionando a tendência”, diz Garcia.

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O mesmo relatório da UiPath revela que ao menos 1/3 dos profissionais desenvolvedores de RPA atuam hoje em organizações para as quais pelo menos 25 dos colaboradores vêm trabalhando remotamente.

Segundo a experiência da UiPath no mercado global, instituições bancárias têm recorrido ao RPA também para acelerar o compliance, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, liberando os profissionais da execução de tarefas repetitivas para o cumprimento de funções mais estratégicas. “Geralmente, bancos e instituições financeiras possuem um grande volume de informações a serem processadas, e fazê-lo manualmente, além de moroso, dá margem para mais  erros e riscos. Além disso, tem também o lado da satisfação dos profissionais”, diz Garcia.

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Sob este último aspecto, a pesquisa global do IDC (International Data Corporation), realizada no ano passado com o patrocínio da UiPath envolvendo mais de 400 profissionais de 19 setores diferentes, entre eles o financeiro, revelou que 71% dos trabalhadores se sente “feliz” com a automação assumindo parte de suas funções.  “Essa pesquisa é um termômetro significativo de que, gradativamente, a força de trabalho mundial vem compreendendo o potencial da automação como um aliado, e não como uma ameaça. E o setor financeiro parece que vem puxando essa percepção.”

A última pesquisa da Febraban mostrou que, além da automação de processos, a Inteligência Artificial responde pelo maior volume de investimentos em tecnologia do setor no Brasil.

Fonte: Elabore Estratégia

 

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