Novo estudo da Forrester Consulting revela que o processo de documento digital tem beneficiado as organizações financeiras em vários níveis
O novo estudo da Forrester Consulting “Digital Document Processes In 2020: A Spotlight on Financial Services”, encomendado pela Adobe, entrevistou 90 tomadores de decisão sênior de TI e negócios em todo o mundo para mapear as principais descobertas com a digitalização do setor financeiro. A pesquisa revela que os processos de documentos digitais, principalmente as assinaturas eletrônicas, mudaram de um item de ação operacional para uma iniciativa estratégica primordial.
Dos entrevistados 72% consideram os processos de documentos digitais essenciais para o funcionamento de seus negócios, enquanto 59% planejam aumentar seus gastos com digitalização de mais processos nos próximos anos. Essa mudança de ênfase se aplica tanto ao back-office quanto aos processos voltados ao cliente.
O levantamento mostra também que as organizações de serviços financeiros descobriram que os processos de documentos digitais são mais do que ferramentas operacionais, uma vez que melhoram a experiência do cliente (CX) e a experiência do funcionário (EX). Ao todo, 37% dos entrevistados vincularam o aumento da satisfação do cliente aos processos de documentos digitais, ao passo que 40% os consideram essenciais para aumentar a produtividade dos colaboradores.
De acordo com o estudo, as organizações de serviços financeiros estão entendendo agora que a digitalização de processos de documentos pode desbloquear novas oportunidades de receita, permitindo que os clientes aproveitem mais rapidamente os serviços relacionados àqueles que já utilizam. Entre as empresas financeiras, 34% concordam que os processos de documentos digitais possibilitam que elas busquem novas oportunidades e clientes.
Marco para maturidade digital das empresas
As organizações financeiras descobriram, conforme a pesquisa, que os recursos avançados dos processos de documentos digitais fornecem novos recursos de business intelligence e percepções do cliente, gerando um valor agregado significativo. Dos participantes do levantamento, 77% disseram que planejam utilizar recursos analíticos para aprimorar ainda mais os recursos de inteligência de negócios de suas organizações e gerar novas percepções do cliente.
“Ao aplicar soluções de documentos digitais em diversos processos, as organizações FSI podem descobrir um alto nível de colaboração, compartilhamento, assinatura eletrônica, rastreamento e arquivamento seguro, oferecendo benefícios imediatos à operação e ao cliente”, pontua Eduardo Jordão, senior channel manager da Adobe no Brasil.
O executivo aponta que os processos de documentos digitais fornecem suporte essencial à resiliência dos negócios e servem ainda como marcos para a maturidade digital total das companhias. “Na medida em que continuamos discutindo a digitalização das empresas, as soluções de documentação em nuvem representam investimentos sólidos que produzem resultados imediatos”, conclui Jordão.
O estudo completo da Forrester Consulting pode ser acessado neste link.
Fonte: RPMA Comunicação