Após apenas um mês de lançamento no Brasil, Buddy.ai já havia atingido 250 mil usuários ativos mensais no país ao democratizar a prática de falar inglês 1:1
Embora milhares de crianças em todo o mundo estejam aprendendo inglês como língua estrangeira, ainda existem barreiras para alcançar a fluência. A grande maioria das crianças que aprendem idiomas não tem acesso à imersão e à exposição necessárias para desenvolver a fluência na fala. No geral, professores particulares podem ser caros para as famílias, custando mais de R$ 100 por hora/aula, e os aplicativos que visam preencher a lacuna não focam na conversação.
Pensando nessa lacuna e com o objetivo de democratizar a prática da língua inglesa, o aplicativo Buddy.ai foi criado como uma ferramenta acessível para o aprendizado do idioma, com sua experiência gamificada destinada a ajudar crianças pequenas a desenvolver a fluência em inglês. O aplicativo foi feito para crianças de quatro a dez anos, que podem literalmente conversar e interagir de forma simples e didática com o Buddy, personagem virtual baseado em voz, por meio de brincadeiras, diálogos e um banco de dados com mais de 1.500 palavras.
Leia também:
+ Healthtech foca em gestão de clínicas médicas e cresce faturamento em dez vezes
“Coisas rotineiras, como vocabulário e mecanismos de linguagem simples, tornam difícil manter as crianças envolvidas e vemos a diferença ao usar um personagem virtual, com a voz em primeiro lugar, que usa as mesmas abordagem e mecanismos de um tutor humano, mas com design adicional de jogo. Isso funciona bem para as crianças porque para elas é como jogar videogame”, diz o cofundador da Buddy.ai, Ivan Crewkov.
Ao focar em crianças pequenas, o Buddy.ai leva em consideração dois aspectos importantes: primeiro, o fato de conversar com crianças da geração Alpha, aquelas nascidas após 2010 e que, em geral, começam a ter contato com algum tipo de dispositivo digital antes mesmo de aprender a ler. Segundo, pesquisas mostram que nessa fase o cérebro está mais flexível, ou seja, mais apto a absorver novas informações, o que facilita o aprendizado em geral, mas principalmente o aprendizado de idiomas. De acordo com um estudo publicado na revista científica Procedia – Ciências Sociais e Comportamentais, a exposição de uma criança pequena a uma língua estrangeira permite a otimização do seu potencial de aprendizagem.
Tecnologia impulsionada pela Inteligência Artificial
O aplicativo funciona por meio de IA baseada em voz, tecnologia semelhante à usada em assistentes de voz, como Siri ou Alexa, e as crianças podem conversar com o Buddy como se ele fosse um tutor humano, por um período de tempo que não está vinculado a horários de aula ou ao preço das aulas por hora. Criado em 2018 e lançado em 2020 na América Latina, o tutor virtual é o primeiro do gênero. “A singularidade do Buddy.ai está precisamente na tecnologia usada nele para fazer com que o aplicativo pareça uma interação real. A autenticidade das respostas, que acompanham o usuário, é o que o torna muito mais do que apenas um jogo para diversão”, diz Crewkov.
Leia também:
+ 5 impactos positivos da tecnologia em sala de aula
O avatar de desenho animado de Inteligência Artificial permite que o aprendizado pareça um jogo para crianças. Ao conversar e brincar com os alunos mais novos, o tutor virtual os ajuda a construir vocabulário e dominar as habilidades de ouvir e falar ao longo de uma série de ‘missões’ onde as crianças utilizam palavras e frases recém-aprendidas em diferentes contextos. Com isso, a memória de longo prazo é ativada, permitindo um efeito ainda mais substancial quando o conteúdo é revisado em intervalos crescentes a cada vez, conforme a técnica pedagógica de Repetição Espaçada.
O usuário infantil médio gasta mais de 40 minutos por semana no aplicativo, aprendendo e usando uma média de 60 palavras e frases diferentes por semana. Enquanto isso, em um ambiente de aprendizado tradicional, os professores que analisam o aplicativo relatam que gostam de usar o avatar digital lúdico do Buddy.ai como assistente de sala de aula.
Com mais de um milhão de usuários ativos mensais (UAM) em todo o mundo, o Buddy.ai atingiu 250K UAM no Brasil após apenas um mês de lançamento e colecionou conquistas desde então: alcançou o primeiro lugar em downloads na categoria Crianças e Educação no Google Play App Store e também o número 1 no Brasil em downloads para iPads. Em fevereiro de 2020, o app foi reconhecido no GESAwards 2019 (Global EdTech Startups Awards) como o produto EdTech mais inovador do mundo.
Fonte: Sherlock Communications