Termo objetiva implantar tecnologias IOT para a cidade de Ivaiporã, configurando o primeiro SandBox IOT da ABINC no Brasil
O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil; secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara; presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), Paulo Spaccaquerche; diretor geral da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos da Coreia do Sul (Kotra), Sang-bum Bae; e o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, assinaram Acordos de Cooperação Técnica, na segunda-feira, 6 de junho, no Centro da Melhor Idade, em Ivaiporã.
Os Acordos de Cooperação Técnica foram formalizados em função do lançamento do Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica da Prefeitura de Ivaiporã, que passa a ter como parceiros a Abinc, Kotra e Tecpar – uma empresa pública do Governo do Estado. Além dos Acordos de Cooperação Técnica, o prefeito Carlos Gil assinou a ordem para o início da licitação da Incubadora Tecnológica que será construída próxima ao Campus do IFPR. A obra foi orçada em R$2.148.088,75.
Leia também: ABINC reforça a importância da digitalização e implementação de tecnologias nas cidades brasileiras
Parcerias
O Acordo de Cooperação Técnica com a ABINC objetiva implantar tecnologias IOT para a cidade de Ivaiporã, configurando o primeiro SandBox IOT da ABINC no Brasil. Com a Kotra pretende-se desenvolver soluções inovadoras para o agronegócio, atrair empresas e investidores, e criar um ambiente de inovação em Ivaiporã – considerado fundamental para o processo de tropicalização de tecnologias. E com o Tecpar identificar oportunidades de soluções em tecnologias que possam promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, por meio de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Com a implantação do Polo Agrotech – Incubadora Tecnológica, a gestão Carlos Gil e Marcelo Reis almeja aproveitar os conhecimentos que são desenvolvidos pelas diversas instituições de ensino técnico e superior de Ivaiporã, e transformá-los em novos produtos, tecnologias ou empresas com os objetivos de estimular o aumento na oferta de vagas de emprego, e na produtividade e qualidade das lavouras e pecuária.
Há mais de 1 ano, a administração municipal trabalha para transformar Ivaiporã em polo de tecnologia com parceiros de renome estadual e nacional. “A Coreia do Sul se desenvolveu por conta de investimentos estratégicos em educação, ciência, tecnologia e inovações, e figura entre os maiores grupos mundiais – Samsung, Hyundai e LG Electronics. Por isso, considero uma parceria muito importante com a Kotra, que foi fundada há 53 anos, e com a ABINC e Tecpar”, analisou o prefeito Carlos Gil.
A solenidade contou com a participação do vice-prefeito Marcelo Reis; cônsul da Economia da Coreia do Sul, Byeongwook Woo; diretor da Kotra, Jaehun Shin; superintendente de Inovação do Estado, André Telles; presidente do Conselho de Cidades Inteligentes da ABINC, Aleksandro Montanha; diretor de Relações Institucionais – Ligga Telecom, Vítor Menezes; diretor de Vendas B2B, Ricardo Montanher; presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e o diretor de Inteligência e Inovação do Tecpar, Carlos Pessoa.
Coreia do Sul e Brasil
Sang-bum Bae afirmou em coreano – traduzido por intérprete, que o prefeito Carlos Gil e a população têm muita paixão pela cidade, e informou que a Kotra auxilia empresas coreanas a ingressar no mercado brasileiro, e podem visitar Ivaiporã. “Incluindo empresas japonesas e chinesas, porque temos parceiros asiáticos, e as empresas brasileiras também são importantes para a Coreia do Sul”, afirmou Sang-bum Bae.
O fortalecimento do agro foi defendido por Norberto Ortigara, que elogiou a junção de parcerias com o poder público de Ivaiporã para construir um ambiente favorável de avanço, atração de investimentos em startup e o desenvolvimento de tecnologia.
“O Governo desenvolve cultura inovadora nos setores estaduais e estou feliz por ver esta parceria com a Prefeitura, ABINC, Kotra e Tecpar, porque irão desenvolver a indústria sem chaminé. Ou seja, startups e soluções com inteligência artificial”, analisou André Telles.
Leia também: TGT Consult e ABINC anunciam parceria para pesquisa inédita no setor de IoT
Edital conjunto
Jorge Callado iniciou o discurso mencionando o 82º aniversário do Tecpar comemorados em Ivaiporã. “Estamos no município para apoiar o Polo Agrotech e temos plano de trabalho com a Prefeitura. Portanto, o Tecpar e respectivo complexo de laboratórios estão à disposição do município”, avisou o presidente, cogitando lançar em breve um edital conjunto entre as Incubadoras Tecnológicas do Tecpar e da Prefeitura.
Paulo Spaccaquerche explicou que a ABINC é parceira da Kotra, que se soma ao Tecpar e à Prefeitura de Ivaiporã. “Estamos à disposição para fortalecer esta grande parceria e agradeço ao prefeito Carlos Gil pelo apoio”.
Em seguida, Vítor Menezes disse que espera contar a cobertura 5g em Ivaiporã. “O que foi falado em termos de tecnologia precisa de conectividade e sabemos que o Brasil precisa de infraestrutura na região rural. Inclusive mais de 50% do custo da agricultura são de insumos e quando se usa tecnologia é possível ter uma grande economia e maior lucratividade”.
Na visão do diretor do Departamento de Inovação da Prefeitura Ivaiporã, Alex Fonseca, o lançamento do Polo Agrotech promoverá o uso de tecnologias avançadas no campo, tais como drone, GPS e imagens via satélite. “Inovar é a resposta para gerar empregos e renda, e melhorar a vida das pessoas. Mas a inovação precisa de Incubadora Tecnológica, parceria com grandes empresas, apoio do poder público e de profissionais qualificados”, pontuou Alex Fonseca.
Autoridades e convidados
Fizeram parte da solenidade a diretora geral das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale/UCP), Jane Silva Bührer Taques; relações Públicas da Univale/UCP, Jayme Ayres; diretora do Campus da UEM, Fernanda Saparolli; diretor acadêmico da Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), Roni Ferreira; diretor-geral do Campus do IFPR, Ricardo Rodrigues de Souza; presidente da Cresol União dos Vales, José Paulo da Silva; diretor executivo da Cresol, Cleber Acácio Silva; gerente do Sesc, Andrea Souza Lima; gerente executivo do Senac, Fábio Luís Pereira; prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi); diretores dos Departamentos Municipais da Prefeitura; e a população.