Migração de mainframes para a nuvem no Brasil recebe destaque em estudo internacional

Novo relatório global ISG Provider Lens™ Mainframes — Services and Solutions será lançado em 2023 com um quadrante dedicado a analisar os fornecedores de serviços de migração de mainframes para a nuvem no Brasil, anuncia TGT

Visando avaliar os fornecedores que ajudam as empresas a modernizar e migrar aplicativos de mainframe para a nuvem, o estudo ISG Provider Lens™ Mainframes — Services and Solutions, que tem publicação programada para março de 2023, vai incluir em seus quadrantes uma análise sobre o mercado brasileiro de fornecedores de serviços de mainframe. O anúncio foi feito nesta semana pela TGT Consult, empresa brasileira responsável pela produção e distribuição dos estudos ISG Provider Lens™ no Brasil.

Segundo Pedro L. Bicudo Maschio, analista líder da ISG e autor do relatório, o quadrante “Mainframe Application Modernization and Transformation Services” para o Brasil vai avaliar as empresas qualificadas para modernizar essas aplicações. “A modernização é importante para maior agilidade das empresas em atender as rápidas mudanças de mercado. Assim, os dados podem ser mais facilmente integrados nos modernos sistemas de IA e analytics em tempo real”.

Segundo a descrição do estudo, os sistemas legados em mainframe vêm se mostrando inadequados há anos, com limitações para atender os novos requisitos de agilidade empresarial. Algumas empresas estão usando ferramentas automatizadas para transformar aplicações legadas em novas na nuvem, com linguagens de programação e bancos de dados modernos.

Como comenta o autor, as aplicações modernizadas podem rodar em nuvem, com grande redução de custos operacionais. A plataforma mainframe é a mais cara hoje em dia, e a nuvem permite menor custo com desempenho igual ou melhor que do mainframe. Segundo ele, o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de tecnologia mainframe, principalmente devido à escala de operações dos bancos, seguradoras e governo no Brasil. “Como o Brasil faz uso avançado de tecnologia de TI desde os anos 70, temos muitas aplicações dessa época que continuam rodando em mainframes”.

Omar Tabach, sócio-diretor da TGT Consult, explica que a empresa insistiu em fazer um quadrante de análise do mercado de mainframe no país por se tratar do segundo maior deste setor no mundo. “O Brasil está entre os maiores mercados do mundo em mainframe, por isso é muito importante que nós tenhamos uma real visibilidade deste setor, quem são os players e o que está acontecendo nos serviços de transformação no Brasil em comparação com outros países”, ressalta Tabach.

Pedro destaca que o mercado de mainframe é mundialmente extenso e que o setor no Brasil tem potencial. “A modernização usa IA e muita automação, o que viabiliza modernização e migração para a nuvem com baixo risco. Acreditamos que esse mercado vai crescer muito no Brasil nos próximos anos e serão vários anos para modernização da base instalada no país”.

O estudo terá cinco quadrantes representando os serviços e soluções de mainframe abrangendo fornecedores de serviços para avaliação e reescrita de aplicativos em linguagens de programação legadas. Os recursos incluem automação de escrita de código, conversão de dados, migração de banco de dados e migração para a nuvem. Para mais informações sobre o estudo, acesse: https://www.tgt.com.br/servicos/relatorio-isg-provider-lens.

Fonte: Mondoni Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *