Evento Prime Control Experience reuniu cerca de 60 representantes de grandes empresas para discutir a cultura da qualidade no mercado brasileiro
Reunindo cerca de 60 executivos de empresas como Banco Honda, Cielo, Azul Linhas Aéreas, Renner, Estapar, Seguros Unimed, Banco Daycoval, C&A, VIVO, CVC, Ailos, TravelEx Bank, Carrefour, Telefônica, Usiminas, Alpargatas, VR Beneficios, Arcos Dorados, Zodiac, Honda, Banco Pan e Itaú Unibanco, a primeira edição do Prime Control Experience, evento voltado para o público sênior de empresas de tecnologia, ocorreu no último dia 16 de março no Hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, os participantes debateram sobre os diferentes usos de QA para a entrega de valor para o cliente.
Segundo Everton Arantes, CEO da Prime Control, o objetivo do evento é criar uma comunidade para a gestão de QA e cultura de qualidade. “A comunidade de QA vai muito além dos testes. Convidamos empresas de grande porte, líderes em seu segmento, gestores dessas empresas para ter essa discussão. Existem muitos fóruns sobre técnicas e ferramentas, mas existem poucos eventos sobre os desafios de gestão de QA, de como acelerar a cultura, implantar um modelo mais escalável e de como fazer, de fato, a qualidade acontecer em toda a jornada da empresa, para que os clientes e os resultados sejam atingidos. Então, nosso grande foco é reunir a gestão para discutir quais são as grandes dores e os grandes desafios para se criar e acelerar uma cultura de qualidade nas empresas”.
A primeira palestra foi ministrada por Emerson Bosco, gerente de qualidade da Renner, que debateu os desafios de implementar um CoE de QA em um ambiente de alta complexidade. O especialista destacou o processo da criação de uma malha de qualidade nos processos de todas as companhias pertencentes ao grupo Renner e como os benefícios alcançados após a implementação superam os esforços. “Compartilhar o processo que fizemos com o público, pegar experiências das pessoas que estão aqui e ver que estamos no mesmo barco é muito interessante. Foi uma troca de experiência muito boa”.
O debate com Emerson foi seguido pela palestra de Fernanda Trockel, gerente de qualidade da Vivo, na qual foi aberto o debate sobre como melhorar a experiência do usuário por meio de testes de produção. Fernanda destacou que o foco da Vivo é a qualidade digital (QD) e garantir que os aplicativos sejam funcionais para todos os tipos de usuários, independentemente da realidade de cada um.
“Foi uma experiência muito bacana a troca de informações com colegas, um grande aprendizado, com todo mundo trazendo novas tecnologias e inovações para a área de QA. Eu acho que foi muito válido mesmo”, comentou a palestrante. “Espero que o público tenha gostado e compreendido a importância de valorizar a experiência do cliente final, que, querendo ou não, é fundamental para uma área de Quality Assurance”.
O CEO da Prime Control destacou que a meta é manter a comunidade ativa: “Queremos trazer conteúdos realmente relevantes para a gestão de QA na comunidade. Esperamos que possamos fazer um segundo evento no segundo semestre para fortalecer e trazer cada vez mais o debate sobre como acelerar a cultura de qualidade dentro das organizações, para que elas possam cumprir o go-to-market, entregar uma experiência melhor para os clientes finais, ter maior eficiência operacional e tornar a qualidade o norte da jornada de software e tecnologia das empresas”.
Cintia Sberci, gerente de tecnologia do Banco Daycoval, disse que a troca de experiências agregou valor em uma fase de mudanças: “Estamos em um momento de transformação, querendo realmente trazer qualidade para o software e agregar cada vez mais no dia a dia de nossos usuários. Portanto, foi muito bom ouvir as experiências de quem já passou pela fase em que estou vivendo agora. Foi muito agregador mesmo”.
A experiência traz um olhar sobre diferentes soluções para os desafios de QA, como ressaltou Cléber Macor, coordenador da operação de qualidade de software da Cielo: “Estar neste evento e trocar experiências foi muito relevante. Saber que outras empresas estão no mesmo patamar que nós é bem interessante, algumas estão enfrentando os mesmos problemas. A troca de experiências e saber qual foi a solução para outra companhia, que caminho cada um está seguindo ali e ver que estamos todos na mesma direção, foi o grande diferencial de participar deste evento”.
A próxima edição do Prime Control Experience será realizada no segundo semestre de 2023 e reunirá cerca de 80 convidados, entre executivos e líderes de QA das principais empresas do país, com foco em gestão e melhores práticas. Além disso, acontecerá também no segundo semestre o Prime Control Summit, evento voltado para toda a comunidade de QA, com foco em conteúdo técnico.
Fonte: Mondoni Press