ChatGPT: 95% dos consumidores utilizam pelo menos uma vez na semana, revela estudo da Ecglobal

Empresa traça perfil de uso e aponta como as marcas podem se beneficiar da Inteligência Artificial baseada em processamento de linguagem natural

Com o avanço das discussões sobre Inteligência Artificial (IA) e as novas ferramentas digitais, o ChatGPT parecia ter perdido espaço nas discussões. Entretanto, segundo pesquisa “A Inteligência Artificial e a Relação entre Pessoas e Marcas” realizada com 1.722 consumidores brasileiros pela Ecglobal, empresa do ecossistema Haus do Grupo Stefanini, a ferramenta se tornou, na verdade, parte do dia a dia das pessoas, com 95% dos entrevistados utilizando a aplicação ao menos uma vez por semana.

Segundo dados da Semrush, o Brasil é o 5º colocado no ranking de países que mais acessam a ferramenta (web), que contabilizou 863 milhões de acessos globalmente também em janeiro deste ano. A Ecglobal realizou o estudo para validar as evidências de uso do ChatGPT por parte dos brasileiros.

Olhando para as possibilidades relacionadas à IA e os pontos de conexão entre marcas e consumidores, a Ecglobal buscou validar a forma os usuários brasileiros estão usando os recursos conversacionais do ChatGPT e como eles influem para a tomada de decisão de compra, incluindo as percepções sobre inteligência artificial e uso de outras ferramentas digitais, com insights acionáveis direcionados para as marcas que se preocupam em acompanhar os novos comportamentos do consumidor.

Na fase quantitativa da pesquisa, que envolveu 1.722 brasileiros, foi constatado que 65% das pessoas já conheciam o ChatGPT e 30% destes conhecedores já usaram no mínimo uma vez. Dentre os respondentes, 42% pertencem a geração Y e 39% à geração X. Entre as pessoas que declararam usar a ferramenta fornecida pela OpenAI, 15% relataram utilizá-lo diariamente, enquanto 51% utilizam de 2 a 5 vezes na semana e 29% pelo menos uma vez por semana.

Quanto às atividades de rotina constatou-se, em pergunta de múltipla escolha, que 58% dos usuários acessam para atividades relacionadas ao trabalho. Já 56% dos entrevistados afirmaram usar o ChatGPT para estudos e 47% para atividades de lazer e entretenimento.

Fase qualitativa e exploratória

Durante a parte qualitativa do estudo, a empresa aprofundou a discussão para entender como as pessoas têm se apoiado na ferramenta para tomar decisões de compra, explorando sobre as possibilidades de aplicação destas novas tecnologias de Inteligência Artificial para as marcas que buscam aprimorar os recursos oferecidos ao consumidor da era digital.
As declarações de 63 participantes da fase exploratória foram analisadas usando algoritmos de Processamento de Linguagem Natural (NLP), em plataforma privada Ecglobal, que desde janeiro desse ano já vem aplicando IA Generativa para aumentar a velocidade e inteligência fornecida aos times de Consumer & Market Insights desde janeiro de 2023, em colaboração com o centro de excelência em IA do Grupo Stefanini, e hoje já apresenta 95% de precisão no uso da sua IA Generativa.

Resultados

Foi detectado que, apesar do conhecimento crescente sobre a ferramenta, ainda existe desconforto com relação à autenticidade das informações fornecidas pelo ChatGPT para a tomada de decisão na jornada de compra. No entanto, a ferramenta já exerce forte influência nas etapas iniciais da jornada do consumidor brasileiro, apoiando o momento em que decidem buscar informações sobre produtos, serviços e marcas, com informações relevantes que influenciam a decisão final de compra.

Com as respostas detalhadas do que os clientes esperam da ferramenta ao pesquisar por produtos e serviços, os padrões de comportamentos revelaram o sentimento de satisfação presente em 100% dos grupos geracionais participantes do estudo, enquanto entusiasmo foi o segundo sentimento positivo mais recorrente. Em contrapartida foram constatados sentimentos negativos como desconforto e frustração pelo desconhecimento da fonte de informação nas respostas fornecidas pelo ChatGPT, falta de resultados detalhados, respostas personalizadas, ausência de informações atualizadas sobre produtos e falta de recursos de redirecionamento para um atendimento humano.

Leia também: ChatGPT tem o poder de impulsionar empresas e criadores no ambiente digital

“Estamos iniciando uma nova fase de pesquisa de marca associando Inteligência Artificial ao trabalho que já desenvolvemos nas comunidades da rede Ecglobal, com rapidez e detalhamento de dados obtidos por meio de NLP. Com o amadurecimento da programação em GPT e a chegada de outros serviços, como o Bard, os usuários estarão mais inclinados a usar esse tipo de linguagem em sua jornada de compra. As marcas que enxergarem isso como vantagem e procurarem formas de agregá-la ao seu negócio sairão na frente”, comenta Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal.

“A Haus tem percebido a IA generativa como uma grande aliada para ampliar o potencial de entrega aos nossos clientes, agregando à capacidade humana e criativa na entrega de insights, estratégias e otimização de resultados. Nós conseguimos unir a visão de marketing e inteligência de negócios da Haus, somados ao extenso background e capacidade tecnológica da Stefanini, que trabalha com modelos de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural há mais de 12 anos e vem apoiando todo o grupo pela evolução das ofertas e aplicações.” comenta Guilherme Stefanini, CEO Haus.

Os insights acionáveis obtidos neste estudo, especialmente as possibilidades de aplicação da IA Generativa na jornada do consumidor, serão divulgados em eventos exclusivos organizados pela companhia nos próximos meses.

Sobre a Ecglobal

A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos -, e oferece uma plataforma colaborativa, com tecnologia própria para criação de comunidades que apoiam as marcas no engajamento dos seus consumidores, colaboração e cocriação de melhores produtos e experiências. Atualmente, a Ecglobal tem mais de 1 milhão de consumidores ativos em sua plataforma, sendo 600 mil no Brasil.

Sobre o Ecossistema Haus

A HAUS é um ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: W3haus, Brooke, CAPS, Huia, Gauge, Inspiring e Ecglobal. Atua de forma focada em solucionar problemas estratégicos dos clientes, ajudando-os a se relacionarem melhor com os consumidores e aumentarem as suas receitas.

Sobre a Stefanini

A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 35 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility)Analytics & IABanking & PaymentsCibersegurançaManufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 30 mil funcionários, a Stefanini é apontada como a quinta empresa brasileira mais internacionalizada – a primeira no setor de tecnologia, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *