Os pilares da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) estão alinhados com a curadoria da quarta edição do Rio Innovation Week 2024, que ocorrerá de 13 a 16 de agosto no Píer Mauá, Rio de Janeiro, com o tema “Humanização em tempos de inteligência artificial”. Mais de 2 mil palestrantes participarão de 26 palcos simultâneos, abordando 14 trilhas nas áreas de Saúde, Cultura, Moda, Ciência, ESG, Energia, Varejo, Agro, Mobilidade Urbana e Educação. Os ingressos e o credenciamento de imprensa estão disponíveis no site.
Entre os palestrantes internacionais, estarão os ganhadores do prêmio Nobel, o físico Kip Thorne e a ativista Nadia Murad, além de Sandrine Dixson-Declèv, Vandana Shiva, Fritjof Capra e Eric Ries. Palestrantes brasileiros incluem Adriana Barbosa, Ailton Krenak, Camila Farani, Ivair Gontijo, Monja Coen, Marcelo Gleiser, Sidarta Ribeiro e as influenciadoras Larissa Manoela, Sabrina Sato, Mari Maria e Jade Picon.
Bruna Reis, diretora-executiva do Rio Innovation Week, afirmou: “Nosso compromisso é usar a tecnologia para proporcionar acesso a oportunidades, com inclusão, diversidade e justiça social.”
Novos parceiros do evento incluem G20, Pacto Global da ONU, B2Mamy, BRIFW, Humanare, Planetiers e Ciências para Todos, com curadoria de Marcelo Gleiser. O evento também contará com discussões sobre clima, combate à fome, pobreza e desigualdade, promovidas por delegações do G20 e o Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
A B2Mamy, maior comunidade de mães do Brasil, discutirá inclusão no mercado de trabalho e empreendedorismo. O BRIFW curará o pavilhão de moda, beleza e arte digital, incluindo trabalhos como os de Gabriel Massan.
O RIW espera gerar 20 mil empregos, atrair 2.500 startups e movimentar R$ 2,6 bilhões em negócios, com 150 mil visitantes esperados. A Open Innovation Week (Oiweek), organizada pela 100 Open Startups e a Sai do Papel, também será realizada durante o evento.
Pela primeira vez, o RIW será 100% descarbonizado, com a Serena garantindo a descarbonização completa e o Grupo Urbam gerenciando resíduos. Um percentual significativo de ingressos será reservado para democratizar o acesso ao evento.
Fábio Queiróz, diretor do Rio Innovation Week, disse: “Nossa responsabilidade social é democratizar o acesso à tecnologia e inovação, com uma curadoria que destaca temas e personalidades diversos, enriquecendo a troca de conhecimento com o público presente.”