Rota de crescimento: 5 dicas de alfabetização de dados para transformar seu negócio

Especialista da Rox Partner elenca a importância do letramento em dados e lista formas de potencializar o processo

Segundo relatório da Harvard Business Review Analytic Services, organizações que utilizam dados de forma eficaz são 2,6 vezes mais propensas a superar suas metas de receita, além de serem 3,1 vezes mais inclinadas a alcançar melhorias significativas em eficiência operacional. Diante desse cenário, a qualificação de profissionais em leitura, gerenciamento, análise e argumentação baseada em dados se firmou como uma necessidade empresarial.

De acordo com, Mathias Brem, sócio-fundador e CDO da Rox Partner, consultoria referência em dados e cibersegurança, a democratização do acesso às informações dentro das organizações é um passo crucial para o sucesso a longo prazo. “Conseguir ler, manusear e interpretar os dados tornou-se uma habilidade técnica essencial para o mercado como um todo, independente de área ou setor de atuação, para contribuir nas tomadas de decisões mais informadas e  estrategicamente alinhadas às demandas”, destaca.

Para ajudar as empresas a iniciar o processo de alfabetização de seus funcionários, o especialista elencou cinco dicas de como organizar um processo de letramento eficiente e coerente com as atuais demandas do mercado. Confira:

  1. Capacite sua equipe para ler, gerenciar e analisar por meio de dados

Desde a publicação de “Approaches to Building Big Data Literacy” pelo MIT em 2015, a importância da alfabetização de dados tem sido amplamente reconhecida. Capacitar sua equipe para interpretar as informações de maneira eficiente permite uma tomada de decisão embasada e transparente, empoderando os colaboradores a agir com base em informações concretas e atualizadas. “Investir na formação em dados é uma questão de aprimorar as habilidades técnicas da equipe e fundamentar uma cultura organizacional onde cada decisão é apoiada,” afirma Brem.

  1. Adapte-se às tendências do mercado de dados em tempo real

Até 2025, cerca de 30% da “esfera de dados global” será composta por informações em tempo real, de acordo com a IDC. Isso representa um desafio e uma oportunidade para empresas que desejam se manter competitivas. Adotar tecnologias como Data Lakes e Data Warehouses passa a ser crucial para potencializar a análise e a tomada de decisão em tempo real, mas para isso, é importante também que a equipe esteja preparada para utilizar esta carga. “Estar à frente das tendências de dados em tempo real é o que permitirá às empresas reagir e estar alinhadas às mudanças no mercado,” observa o executivo.

  1. Promova a alfabetização de dados como uma competência essencial

A alfabetização de dados deixou de ser uma habilidade restrita aos profissionais de TI. Hoje, trabalhadores de todas as áreas, desde gestão até marketing, precisam da competência para tomar decisões fundamentadas. “Conhecimento em linguagens de programação e ferramentas de visualização de dados tem ganhado o mesmo contorno que a proficiência em inglês recebeu no passado recente”, explica o CDO da Rox Partner. 

  1. Invista em treinamento continuado para manter a competitividade

Com a crescente oferta de plataformas de educação online, como Alura Para Empresas e Reeducation,além de treinamentos especializados oferecidos por meio de iniciativas como a Rox School, a formação em dados tornou-se acessível. No entanto, é importante que as empresas encarem a formação como uma estratégia contínua e incentivem o passo inicial. “A educação em dados é o que garante que sua empresa se mantenha competitiva. É importante que a companhia identifique essa demanda o mais rápido o possível e incentive os seus funcionários a buscar a especialização”, diz Brem.

  1. Estimule a cultura de dados para ampliar impulsionar mais inovação

A alfabetização de dados tem o potencial de transformar as operações e a maneira como ela é percebida no mercado como marca. Ao garantir que todos possam acessar e interpretar dados, a organização promove uma cultura de transparência e accountability, melhorando a confiança dos clientes e parceiros e abrindo caminho para inovações que podem surgir da análise de grandes volumes de subsídios.”Companhias que conseguem utilizar dados de forma estratégica otimizam operações e geram valor real para o mercado e sociedade como um todo,” conclui o sócio-fundador da Rox Partner.