Empresa responsável pelo estudo anuncia avanços em sua plataforma Low-Code com IA

A realidade criada pela inteligência artificial, antes esperada para o futuro, já é percebida no presente. É o que observam especialistas e, especialmente, empresários de grandes corporações globais. A IA tem revolucionado a transformação digital iniciada na era da internet. Nesse cenário, a empresa global de tecnologia da informação Jitterbit, com sede no Brasil, anuncia agentes de IA em sua plataforma Harmony, que combina Low-Code com AI-Infused, com o objetivo de integrar dados e automatizar processos.
A novidade torna a experiência do cliente mais rápida, fácil e personalizada, já que os agentes de IA coletam dados e os utilizam para executar tarefas de forma autônoma, com o objetivo de atingir metas predefinidas. A empresa busca promover a democratização e a automação de ponta a ponta dos negócios. No entanto, não se trata apenas de automatizar tarefas, mas de arquitetar agentes inteligentes e autônomos — em uma plataforma unificada — que eliminam a fragmentação dos dados entre informações e aplicativos corporativos.
A Jitterbit é a responsável pela pesquisa The 2025 Automation Benchmark Report: Insights from IT Leaders on Enterprise Automation & the Future of AI-Driven Businesses, que revelou o interesse de mais de 30% de empresas incorporarem agentes de IA em suas operações.

De acordo com Bill Conner, presidente e CEO da Jitterbit, essa é a próxima onda, que deve perdurar por mais de 20 anos. “Acredito que tudo girará em torno dessa combinação de Low-Code e IA, porque as companhias precisarão transitar e se adaptar às transformações tecnológicas que o mundo está exigindo. Isso não acontecerá da noite para o dia, já que a inteligência artificial ainda não está pronta para lidar com algumas das operações complexas de negócios em tempo integral. Mas a IA é um sistema de aprendizado. E, quando observamos a concorrência aqui no Brasil, não há nenhuma outra empresa fazendo isso”, explica, destacando o ineditismo do projeto.
Para Conner, em cinco anos a realidade será “drasticamente” diferente da atual, com a presença ainda mais significativa da inteligência artificial. A empresa global apresenta a novidade dos agentes de IA juntamente com um marketplace que oferece recursos prontos para uso, facilitando a criação de integrações entre sistemas distintos, como Salesforce, SAP, NetSuite e ServiceNow. Esse marketplace integra o ecossistema da plataforma Jitterbit Harmony.
As novidades foram apresentadas ao mercado durante evento em São Paulo nesta última terça-feira, 06 de maio, que reuniu grandes empresários do Brasil, Estados Unidos e da Europa.
Durante coletiva de imprensa após o encontro com empresários, Conner explicou ao Newly como viu a mudança da IA do ano passado para cá. “Antes ela era como uma criança [pequena, se desenvolvendo]. Agora, provavelmente está em um estágio como a da pré-escola. Mas, de toda forma, está se movendo muito rápido”.
Questionado sobre o mesmo tema, Manoj Chaudhary, CTO da Jitterbit, complementa como essa mudança avançada se apresenta na prática. “Quando começamos essa jornada, tínhamos que mudar toda a arquitetura em 90 dias. E isso não é só nós [Jitterbit] e sim todas as empresas que estão aderindo a jornada da IA. Agora, o processo fica mais difícil, já que a IA avança e traz mudanças”, analisa.
Força humana de trabalho x IA
A novidade no mercado promove mais segurança dos dados, além de gerar mais tempo e valor para atividades que realmente precisam ser realizadas por pessoas, impactando positivamente na produtividade. Porém, os dados precisam ser trabalhados a partir de uma categorização e organização prévias.
As empresas podem implantar agentes de IA por meio de três métodos distintos: a partir de uma linguagem natural e nativa em uma interface de chatbot; ter agentes criados por terceiros por meio do Marketplace oferecido na plataforma; bem como ter a Jitterbit como parceira que oferece serviço de testes e implementação personalizados para aquela organização em questão.