A festividade deste ano deve movimentar R$ 74,6 bilhões; CEO da VendaComChat lista chatbot, triagem e personalização como funções cruciais para o gerenciamento de vendas online
De acordo com uma pesquisa realizada pela CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais de 132,9 milhões de brasileiros planejam efetuar compras no Natal desde ano, de modo que a data deve movimentar R$ 74,6 bilhões na economia do país. Segundo o levantamento, 81,4 milhões desses consumidores – equivalente a 50% dos clientes que planejam adquirir algum produto – pretendem fazer as aquisições pela internet.
Ao mesmo passo, o estudo OTRS Spotlight Consumer Service revelou que 92% das corporações brasileiras fazem uso do WhatsApp para efetuar o atendimento ao cliente. Neste cenário, Marcos Schütz, CEO da VendaComChat, rede especializada nos serviços de automação do Whatsapp, destaca que a automação da ferramenta de mensagens instantâneas pode ser uma ótima aliada no gerenciamento do fluxo de vendas em épocas de alta demanda, como é o caso do Natal. “Por meio de recursos de automação é possível tornar o serviço ao cliente rápido e de alta qualidade, isso porque esse tipo de solução viabiliza respostas automatizadas para perguntas frequentes e resolução de problemas comuns com chatbot, além da administração do fluxo de mensagens”, explica o executivo.
Conforme o CEO da VendaComChat, alguns mecanismos são fundamentais para o bom gerenciamento do fluxo de vendas via WhatsApp no Natal. Confira:
Chatbot para atendimento
Conforme o Anuário do Gestor, CX Trends 2024, 59% dos consumidores acreditam que chatbots e sistemas de autoatendimento podem melhorar a eficiência do atendimento ao cliente. Neste aspecto, Marcos ressalta que ele reduz o tempo de espera do consumidor e, por consequência, aumenta o nível de satisfação. “Os robôs para atendimento possibilitam que as empresas automatizem respostas para perguntas frequentes e processem solicitações simples sem intervenção humana. Desta forma, as marcas conseguem atender um volume maior de clientes simultaneamente”, esclarece.
Triagem e encaminhamento Inteligente
Ainda de acordo com o Anuário do Gestor: CX Trends 2024, 51% dos consumidores afirmam que para que o atendimento de um robô seja bom, ele precisa fazer a conexão com um humano quando necessário. Segundo Schütz, as ferramentas de automação do WhatsApp são perfeitamente capazes de classificar e encaminhar mensagens com base em palavras-chave ou no conteúdo da consulta, garantindo que os clientes sejam rapidamente direcionados para o atendente ou departamento correto.
Segmentação e personalização
Segundo o relatório CX Trends 2024 – Explore todo o potencial do CX inteligente, elaborado pela Zendesk, as empresas também devem garantir que os canais essencialmente digitais ofereçam um serviço excepcional, aproveitando as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) avançada e técnicas de personalização. Neste aspecto, o CEO da VendaComChat destaca que, por meio da automação do WhatsApp, é possível que os operadores humanos gerenciem conversas de forma eficiente, com acesso rápido a informações do cliente e histórico de compras.
“Isso é crucial durante épocas de alta demanda, como é o caso do Natal, porque as demandas neste período aumentam e uma resposta rápida pode ser o diferencial para fechar uma venda. Com mais tempo para estudar as informações dos clientes, o atendimento pode ser mais segmentado e personalizado, de modo que a marca consegue aumentar a conversão de vendas e a satisfação do cliente”, explica o empresário.
Gerenciamento do pico de interações
Muito além de funções de automação de mensagens, segmentação e personalização de atendimento, Schütz afirma que em períodos de alta demanda é imprescindível automatizar o gerenciamento do fluxo de mensagens. “O software assegura que todas as mensagens sejam atendidas de forma oportuna, mantendo a qualidade e a rapidez do atendimento”, finaliza.