Estudo ISG Provider Lens™ Martech Solutions and Services 2023 para o Brasil revela que o mercado de MarTech exige implementação de processos e tecnologias inovadoras para permitir a produção e distribuição de conteúdo em grande escala
Mais de dois terços dos consumidores digitais demonstram o desejo de interagir com os anunciantes em tempo real. Além disso, cerca de quatro quintos das pessoas estão mais receptivas e interessadas em fazer negócios com marcas que oferecem experiências personalizadas. De acordo com Mauricio Ohtani, distinguished analyst da TGT ISG, metade dos consumidores muda de marcas devido à fraca personalização nas comunicações e campanhas. Essas informações fazem parte do estudo ISG Provider Lens™ Martech Solutions and Services 2023 para o Brasil, produzido e distribuído pela TGT powered by ISG, que revela um desafio significativo relacionado à fragmentação dos canais de mídia e à necessidade de gerar maior Retorno sobre o Investimento (ROI) em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo.
“Transformar a mentalidade dos profissionais para abraçar a automação e a inteligência artificial é essencial nesse contexto”, explica o especialista e autor do estudo. Segundo ele, o mercado exige a produção e distribuição de conteúdo em grande escala, o que só é possível por meio da implementação de processos e tecnologias inovadoras. “Acompanhar as tendências em marketing conversacional, experiências imersivas e plataformas integradas é um desafio contínuo. Os CMOs devem buscar impactar os resultados de negócios para além do reconhecimento de marca e do envolvimento do público, priorizando a eficiência. É imperativo que as empresas compreendam a superioridade do marketing baseado em dados e análises em comparação com o gasto excessivo em publicidade, sem garantia de que está atingindo seu público-alvo de maneira eficaz”.
No âmbito do comércio digital, o estudo destaca que os principais desafios envolvem a necessidade de coordenar esforços entre diferentes departamentos e desenvolver novos canais e produtos adaptados para interações digitais. A integração bem-sucedida do comércio eletrônico com as lojas físicas, os dados dos clientes e as ferramentas de marketing é uma tarefa complexa, dependente de tecnologia, dados, experiência do usuário/experiência do cliente e otimização da experiência empresarial. É crucial para as empresas demonstrar resultados e eficiência, enfatizando a importância de investir em marketing de precisão para aumentar a receita média, consolidar a participação de mercado e garantir a fidelização dos clientes.
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Os principais desafios enfrentados pelas empresas ao buscarem melhorar sua presença digital envolvem diversos fatores. Em primeiro lugar, é essencial estabelecer um propósito alinhado com as necessidades do consumidor pós-Covid, ao mesmo tempo em que se superam barreiras internas e se asseguram contribuições efetivas do departamento de marketing para impulsionar o avanço tecnológico”, explica o autor. “Isso requer a formulação de uma estratégia de investimento clara, equilibrando métricas de construção de marca e desempenho, bem como a implementação de métodos sólidos para coletar dados primários e medir de forma integrada”.
Outro desafio está relacionado à fragmentação dos canais de mídia e à necessidade de obter um Retorno sobre o Investimento (ROI) maior em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo. A mudança na mentalidade dos profissionais, incentivando a adoção de automação e inteligência artificial, desempenha um papel essencial nesse contexto. “Coordenar interações com os clientes em todos os pontos de contato é uma tarefa considerável, requerendo planejamento meticuloso, análise de dados, design e a integração de várias tecnologias de marketing (MarTech) e soluções tecnológicas”, comenta o autor.
O estudo enfatiza que a produção de conteúdo adaptado a diversas abordagens e formatos representa um desafio superável por meio da automação de processos criativos, apoiada pela inteligência artificial. Estratégias altamente personalizadas e a utilização eficaz de plataformas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) desempenham um papel fundamental na promoção do envolvimento com clientes, parceiros e funcionários. No entanto, é importante destacar que esse esforço é complexo, especialmente considerando as crescentes preocupações com a privacidade dos dados pessoais.
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Segundo Ohtani, tanto o mercado nacional quanto o internacional de MarTech estão presenciando um notável aumento na disponibilidade de soluções. Ele explica: “Tanto no mercado dos Estados Unidos como no mercado brasileiro, estamos observando um crescimento semelhante. Inúmeras startups estão surgindo com competências notáveis, e empresas americanas e globais estão entrando no mercado brasileiro, adquirindo empresas locais e realizando fusões e aquisições. Isso é motivo de grande orgulho para nós”.
E essa crescente complexidade também traz benefícios significativos. Mauricio destaca que, no passado, a estratégia de marketing dependia em grande parte da disseminação de informações por meio dos canais tradicionais. “Hoje, no mercado brasileiro, essa dinâmica se inverteu em relação aos orçamentos. Os investimentos em anúncios digitais superam os anúncios tradicionais, nos quais muitas vezes era difícil mensurar o retorno sobre o investimento de forma precisa”.
Adicionalmente, o estudo aponta que, com o fim dos cookies, é essencial aprimorar os processos de captura e integração de dados em plataformas como CDPs (Plataformas de Dados do Cliente) e CDAs (Ativadores de Dados do Cliente). O desafio reside em desenvolver um processo contínuo de organização, tratamento e utilização estratégica de dados, além de adaptar as ofertas à era sem cookies. Mauricio enfatiza: “É crucial que as empresas compreendam que o marketing baseado em dados e análises é mais eficaz do que investir em publicidade sem a garantia de estar impactando corretamente cada indivíduo”, finaliza.
O relatório ISG Provider Lens™ MarTech Service Providers 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 28 fornecedores em seis quadrantes: Strategic MarTech Services, Digital Presence and Digital Ads, Digital Experience and Content, Social and Relationship, Digital Commerce Optimization, e Analytics and Intelligence.
O relatório nomeia Accenture e Media.Monks como Líderes em todos os seis quadrantes. Brivia e Stefanini Haus são nomeadas Líderes em cinco quadrantes cada, enquanto GhFly é nomeada Líder em quatro quadrantes. Cadastra é nomeada Líder em três quadrantes, enquanto ADSPLAY, DP6, Driven.CX, Keyrus, Naçao Digital, Squid e Vitrio são nomeados Líderes em um quadrante cada.
Além disso, a Nação Digital é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em três quadrantes, enquanto a Driven.CX e a Vitrio são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.
Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Brivia e na Ghfly.
https://brivia.com.br/isg/#brivia-isg
https://ghfly.com/isg/
Fonte: Mondoni Press