O novo perfil do consumidor brasileiro e como atendê-lo 

Por Karine Gonçalves de Paula – Gerente de Marketing da GestãoClick 

A pandemia impactou severamente negócios de todos os setores, levando milhares de empresas ao fechamento. No entanto, o cenário atual mostra um movimento oposto: o boom do empreendedorismo. Em 2024, o Brasil ultrapassou a marca de 20 milhões de empreendedores registrados, segundo o Sebrae. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços e pela ampliação do número de Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam 78% das novas empresas no país. 

Um dos motivos para esse aumento está nas mudanças trazidas pela pandemia. Muitas pessoas foram obrigadas a encontrar novas fontes de renda, e o empreendedorismo se consolidou como uma solução viável. Pequenos negócios digitais, delivery de produtos e serviços personalizados foram algumas das saídas encontradas. Com a digitalização acelerada, as barreiras de entrada no mercado diminuíram, permitindo que qualquer pessoa com um celular e acesso à internet pudesse empreender. 

Da mesma forma que a tecnologia impactou os empreendedores, ela também transformou o perfil dos consumidores brasileiros. Antes impulsivo, o novo consumidor pós-pandemia é mais criterioso, digital e exigente. Isso significa que, por um lado, a concorrência aumentou entre as empresas, e, por outro, para se sobressair e conquistar clientes, é urgente compreender como oferecer uma experiência de compra que atenda às exigências por personalização e agilidade, que são imprescindíveis neste novo cenário.  

Onde está o erro? O digital da porta para fora 

Hoje, é difícil encontrar um empreendedor que não utilize meios digitais para alcançar novos consumidores. Contudo, sem preparação, o atendimento online não acompanha o ritmo dos consumidores, devido à falta de controle sobre o próprio negócio. Assim como a tecnologia é útil para a venda, ela também deve estar presente na gestão, pois a automação de processos e a busca por eficiência tornaram-se importantes diferenciais competitivos.  

A eficiência operacional é determinante para garantir que produtos e serviços sejam entregues com qualidade e agilidade. Para isso, não há outro caminho: é necessário aplicar a tecnologia também da porta para dentro. Os consumidores valorizam marcas que proporcionam conveniência, um processo de compra descomplicado, aliado a um atendimento ágil e eficiente. Empresas que investem na melhoria contínua de seus processos internos não só fidelizam clientes, mas também ampliam sua base de consumidores.